Eco do Dinheiro. Novas regras não travam crescimento dos Vistos Gold

A entrada em vigor de regras mais restritivas nos Vistos Gold parece não estar a travar o investimento, que subiu 45% em janeiro face ao mesmo mês de 2021.

  • Novas regras não travam crescimento dos Vistos Gold. Veja o vídeo:

No início do ano entraram em vigor novas regras para as Autorizações de Residência para Investimento, conhecidas como Vistos Gold. Desde janeiro que o investimento residencial nos grandes centros urbanos e em várias áreas do litoral deixou de ser elegível para este regime.

A medida visa arrefecer o aumento dos preços da habitação no centro de cidades como Lisboa e Porto e desviar o investimento para regiões menos favorecidas do interior.

O aproximar das mudanças provocou uma espécie de corrida aos Vistos Gold nos últimos meses do ano passado. O que, ainda assim, não foi suficiente para evitar uma nova quebra nos novos pedidos em 2021.

O número de vistos atribuídos para a compra de imóveis acima de 500 mil euros caiu 31% e os destinados à requalificação, com um mínimo de 350 mil euros, baixaram 25%. Já o valor investido encolheu 30% para 409 milhões de euros, segundo dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Apesar desde decréscimo, a quebra esperada com a entrada em vigor das novas regras mais restritivas parece não estar a acontecer. Em janeiro, o investimento captado aumentou 45% face ao mesmo período do ano passado, para 48 milhões, ficando até acima do montante registado em 2020.

E os maiores investimentos até foram nos centros urbanos. Um cidadão brasileiro pagou 3 milhões por uma habitação em Cascais, um norte-americano 1,9 milhões por um imóvel em Lisboa e um russo 1 milhão por uma casa em Albufeira.

É que segundo as novas regras, o investimento nestas zonas continua a ser possível se for adquirido um imóvel comercial, onde se incluem os apartamentos turísticos. Mas se a legislação parece ter aberto a porta a esta exceção, os dados também mostram que os pedidos estão a espalhar-se por outras regiões do país.

Os próximos meses dirão se as novas regras puseram ou não em causa o regime dos Vistos Gold, como muitos temeram.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eco do Dinheiro. Novas regras não travam crescimento dos Vistos Gold

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião