Eco do Dinheiro. Porque estão a aumentar os ciberataques?

  • ECO
  • 8 Fevereiro 2022

O cibercrime está a crescer de forma exponencial em todo o mundo e Portugal não é exceção. São apontadas várias causas para este aumento.

  • Porque estão a aumentar os ciberataques? Veja o vídeo:

Nas últimas semanas foram notícia vários ataques informáticos em Portugal, sendo os mais sonantes os que atingiram a Impresa e a Vodafone.

Segundo dados citados pelo World Economic Forum, os casos de malware aumentaram 358% em 2020 e os casos de ramsonware 435%. A tendência de crescimento manteve-se em 2021 e Portugal não é exceção.

Mas porque estão a crescer tanto os ataques? Quanto mais digital é o mundo, mais oportunidades podem ser exploradas pelo cibercrime. Por ouro lado, os criminosos têm acesso a software e métodos cada vez mais sofisticados e de baixo custo.

O pagamento dos resgates também acaba por encorajar o crime organizado nesta área, além de que os crimes podem ser levados a cabo em qualquer lugar do mundo, reduzindo o risco de ser apanhado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eco do Dinheiro. Porque estão a aumentar os ciberataques?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião