Eco do Dinheiro. Porque sobe menos a inflação em Portugal?

O índice de preços avançou 5% na Zona Euro em dezembro, um novo máximo histórico. Já Portugal registou a segunda taxa mais baixa da União Europeia. Saiba porquê.

  • Porque sobe menos a inflação em Portugal? Veja o vídeo:

O Eurostat divulgou esta semana novos dados sobre inflação. O índice de preços avançou 5% na Zona Euro em dezembro, quando comparado com o mesmo mês de 2020. No conjunto da União Europeia a variação da taxa homóloga foi ainda maior, chegando aos 5,3%.

Em Portugal, a inflação também acelerou, para 2,8%, mas o país destoa da média, apresentando o segundo valor mais baixo de entre todos os Estados-membros. Porque aumenta menos o índice de preços em Portugal?

O principal fator tem a ver com a energia. Esta componente aumentou, em média, 25,9% na Zona Euro em dezembro. Em Portugal, os dados do INE apontam para uma subida de 11,2%, menos de metade. Isto acontece devido sobretudo às medidas implementadas pelo Governo para travar o aumento do preço da eletricidade.

A diferença na inflação também poderá estar relacionada com as diferenças no cabaz que é usado para calcular o índice de preços. O turismo, onde está a hotelaria e restauração, tem um peso elevado na economia portuguesa e é um dos subgrupos onde a evolução dos preços tem sido inferior em Portugal.

Outro motivo poderá ser a recuperação mais lenta da economia portuguesa, que induz uma menor pressão sobre a procura e os preços do que em países onde a retoma foi mais rápida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eco do Dinheiro. Porque sobe menos a inflação em Portugal?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião