Eco do Dinheiro. Três números-chave sobre o andamento da economia

  • ECO
  • 1 Fevereiro 2022

A semana trouxe duas boas notícias, o crescimento da economia e a descida da taxa de desemprego, e uma não tão boa: o crescimento da inflação.

  • Esta semana saíram vários números que permitem perceber como anda a economia portuguesa. Veja o vídeo:

O primeiro número a ter em conta é o comportamento da economia no último trimestre de 2021 e no conjunto do ano. Depois de cair 8,4% em 2020, o PIB recuperou 4,9% no ano passado.

O INE explica que a economia foi impulsionada pela recuperação do consumo privado e do investimento, beneficiando também da aceleração das exportações.

O número ficou acima dos 4,8% previstos pelo Governo, mas fica abaixo dos 5,2% da Zona Euro e do conjunto da União Europeia. Enquanto a economia de toda a Zona Euro já recuperou do impacto da covid-19, a portuguesa está ainda cerca 1,5% abaixo do nível pré-pandemia.

Além do ano como um todo, importa olhar também para o último trimestre. E a dinâmica continua a ser boa, com a economia a crescer 1,6% face aos três meses anteriores e 5,8% em termos homólogos.

Outro número a ter em conta é o da taxa de desemprego, que em dezembro fixou-se nos 5,9%, o valor mais baixo desde abril de 2002. A taxa em Portugal fica abaixo da registada na Zona Euro, de 7%, e na União Europeia, de 6,4%.

O terceiro número a ter em conta é o da inflação. O índice de preços calculado pelo INE acelerou para 3,3% em janeiro, a taxa mais elevada desde fevereiro de 2012.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eco do Dinheiro. Três números-chave sobre o andamento da economia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião