Iniciativa Liberal atrai mais de 900 candidatos a assessor parlamentar
O partido liderado por Cotrim Figueiredo recebeu mais de 900 candidaturas às “15 a 18 posições” de assessoria do grupo parlamentar. Seguem-se a “triagem curricular e motivacional” e duas entrevistas.
A Iniciativa Liberal (IL) recebeu “mais de 900 candidaturas” no processo de recrutamento que abriu para contratar assessores para o grupo parlamentar do partido, que na próxima legislatura terá uma bancada liderada por Rodrigo Saraiva e composta pelos oito deputados que foram eleitos nas legislativas de 30 de janeiro.
Fonte oficial adiantou ainda ao ECO que “estão abertas 15 a 18 posições” e detalhou que, tendo já terminado o prazo para receber candidaturas, segue-se uma “triagem curricular e motivacional” para selecionar 30 a 40 candidatos para uma primeira entrevista. Estima ainda que 20 a 25 passam à entrevista final, que fechará os profissionais a contratar.
Entre as várias funções a exercer por estes assessores políticos na Assembleia da República está a preparação de informação para a tomada de decisão, o acompanhamento de comissões parlamentares, o desenvolvimento de propostas legislativas e outras iniciativas parlamentares e ainda um aconselhamento político e estratégico.
Questionado pelo ECO sobre quais as condições oferecidas para estas vagas, em termos de remuneração e benefícios, o partido liderado por João Cotrim Figueiredo respondeu que são “condições dependentes das competências e senioridade enquadradas no orçamento disponível, como previsto para os assessores parlamentares”.
Estudar programa com 600 páginas
Na publicação feita em várias redes sociais, a IL aponta quatro competências necessárias para o cargo de assessor político. A começar por uma “sólida formação”, preferencialmente com licenciatura em Direito, Engenharia, Economia, Gestão, Marketing ou similar; e pelo “gosto por política” e pelo conhecimento das propostas do programa político e do programa eleitoral apresentado nas legislativas de 2022.
Tweet from @LiberalPT
Além disso, os liberais procuram candidatos com “experiência profissional relevante, com preferência para a participação em processos legislativos ou conhecimentos relacionados com o âmbito das comissões parlamentares”; e ainda “flexibilidade e versatilidade, espírito colaborativo e excelentes capacidades analíticas e de negociação e comunicação”.
Depois de cumprir uma legislatura (incompleta) com um único deputado, o grupo parlamentar da IL será composto por João Cotrim Figueiredo, Carla Castro, Rodrigo Saraiva e Bernardo Blanco (eleitos por Lisboa), Carlos Guimarães Pinto e Patrícia Gilvaz (eleitos pelo Porto), Rui Rocha (eleito por Braga) e Joana Cordeiro (eleita por Setúbal).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Iniciativa Liberal atrai mais de 900 candidatos a assessor parlamentar
{{ noCommentsLabel }}