Roman Abramovich envolve-se nas negociações de paz entre Rússia e Ucrânia

  • ECO
  • 28 Fevereiro 2022

O milionário russo-israelense (agora também cidadão português) Roman Abramovich está na Bielorrússia a ajudar nas negociações entre a Rússia e a Ucrânia, a pedido do Governo ucraniano.

Roman Abramovich aceitou o pedido da Ucrânia para ajudar a negociar “uma resolução pacífica” com a Rússia, depois da invasão militar russa no país iniciada na passada quinta-feira, de acordo com os jornais israelitas. As conversações já começaram na fronteira ucraniana com a Bielorússia.

“Confirmo que Roman Abramovich foi contactado pelo lado ucraniano para ajudar a encontrar uma resolução pacífica, e que ele tem estado a tentar ajudar desde o início”, disse um porta-voz do multimilionário russo e dono do clube de futebol inglês Chelsea ao jornal Jewish Times (conteúdo em inglês).

“Tendo em conta o que está em jogo, gostaríamos de pedir a compreensão em relação ao facto de não comentarmos sobre a situação ou o seu [Abramovich] envolvimento”, acrescentou a mesma fonte.

O realizador e empresário russo Alexander Rodnyansky foi uma das pessoas chave que facilitou o envolvimento de Abramovich nas negociações pela paz. Citado pelo jornal, Rodnyansky disse que o lado ucraniano está a tentar encontrar alguém russo disposto a ajudá-los a encontrar uma solução pacífica”. “Eles [Ucrânia] estão ligados a Abramovich através da comunidade judaica e pediram ajuda a ele”, disse o realizador.

Recentemente, Roman Abramovich adquiriu a cidadania portuguesa ao abrigo da Lei da Nacionalidade como judeu sefardita.

O multimilionário tem estado no centro das atenções por causa do conflito entre a Rússia e a Ucrânia e no fim de semana cedeu o controlo do Chelsea à administração da fundação do clube.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Roman Abramovich envolve-se nas negociações de paz entre Rússia e Ucrânia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião