Bancos russos afundam 80% na bolsa de Londres após sanções

  • ECO
  • 28 Fevereiro 2022

Os títulos dos bancos russos Sberbank e Tinkoff tombaram 80%, depois de a União Europeia, Estados Unidos e Reino Unido terem decidido retirar um conjunto de bancos russos do sistema SWIFT. 

As ações de dois bancos russos cotadas na bolsa de Londres caíram 80% esta segunda-feira, depois de a União Europeia, EUA e Reino Unido terem decidido retirar vários bancos russos do sistema SWIFT.

Durante a sessão, os títulos do Sberbank of Russia afundaram mais de 77%, de 4,06 para um mínimo de 0,92 libras. Já o grupo TCS, que detém o Tinkoff Bank, afundou mais de 80%, de 36 para um mínimo de 7,10 libras.

Entretanto, as ações destas empresas recuperaram ligeiramente, estando, ainda assim, a cair 61,82% no caso do Sberbank e 65,19% no caso do Tinkoff.

Estas fortes quedas surgem depois de durante o fim de semana, a UE, EUA, Reino Unido e outros aliados terem a um acordo para reforçar as sanções económicas e financeiras a Moscovo, na sequência da decisão na semana passada de iniciar uma invasão militar à Ucrânia. Entre o pacote de novas sanções aprovado está a exclusão de um conjunto de bancos russos do SWIFT, o que “vai impedi-los de realizar a maior parte das suas transações financeiras em todo o mundo e bloquear efetivamente as exportações e importações russas”, apontou a presidente da Comissão Europeia.

O Banco Central Europeu (BCE) disse esta segunda-feira que a filial europeia do Sberbank da Rússia estava “falida ou suscetível de ir à falência” devido a levantamentos de depósitos causados pelo conflito na Ucrânia e pelas sanções ocidentais.

A escalada de tensões entre a Rússia e a Ucrânia está a pressionar os mercados internacionais, sendo que a bolsa nacional está a cair 0,31% depois de ter arrancado a sessão a desvalorizar cerca de 1%. A condicionar o desempenho do índice de referência nacional está o BCP, que recua 5,45% para 16,33 cêntimos por ação.

Estas sanções estão também a ter consequências também moeda russa, com o rublo a afundar quase 30% face ao dólar, alcançando um mínimo histórico esta segunda-feira.

Os representantes da Rússia e da Ucrânia vão encontrar-se esta segunda-feira, junto à fronteira da Bielorrússia para iniciar as negociações. De acordo com um comunicado da Presidência da Ucrânia, desta delegação fazem parte, entre outros, o ministro da Defesa Oleksiy Reznikov, o conselheiro do chefe do Gabinete do Presidente Mykhailo Podoliak e o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros Mykola Tochytskyi. A delegação ucraniana já terá chegado ao local de negociações.

(Notícia atualizada pela última vez às 10h29)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bancos russos afundam 80% na bolsa de Londres após sanções

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião