Concluída primeira operação de repatriamento de portugueses e luso-ucranianos

  • Lusa
  • 1 Março 2022

"A partir da Roménia, de Bucareste, foi possível organizar uma ligação aérea e é essa que agora termina", detalhou o ministro dos Negócios Estrangeiros.

A operação de repatriamento dos primeiros 38 cidadãos portugueses e luso-ucranianos provenientes da Ucrânia, que abandonaram aquele país do leste europeu devido à invasão russa, foi esta segunda-feira concluída com a chegada a Lisboa.

Falando aos jornalistas no Aeroporto Humberto Delgado, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva detalhou que “dois grupos atravessaram a fronteira da Ucrânia com a Moldávia e depois dirigiram-se à Roménia, onde convergiram”. “A partir da Roménia, de Bucareste, foi possível organizar uma ligação aérea e é essa que agora termina”, observou.

Santos Silva indicou ainda que algumas pessoas ficaram em solo romeno. “Algumas delas [pessoas] ficaram na Roménia, desde logo o senhor embaixador [na Ucrânia], os militares […] e outros funcionários da embaixada, que estão alojados na Roménia, enquanto não há condições para regressarem a Kiev”, disse o ministro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Concluída primeira operação de repatriamento de portugueses e luso-ucranianos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião