Biden diz que EUA vão perseguir “oligarcas e líderes corruptos” russos

  • Lusa
  • 2 Março 2022

Biden revelou que o Departamento de Justiça está a criar uma equipa de trabalho para investigar os “crimes dos oligarcas russos” e que os EUA vão fechar o espaço aéreo a aviões da Rússia.

O Presidente norte-americano disse esta terça-feira que o Departamento de Justiça dos EUA está a criar uma equipa de trabalho exclusivamente para investigar os “crimes dos oligarcas russos”.

“Esta noite digo aos oligarcas e líderes corruptos da Rússia, que lucraram milhares de milhões de dólares com este regime violento, que já basta”, disse Joe Biden, no primeiro discurso sobre o Estado da União, o tradicional pronunciamento anual dos Presidentes dos Estados Unidos no Congresso.

“Estamos a juntar-nos aos nossos aliados europeus para encontrar e confiscar os vossos iates, os vossos apartamentos de luxo, os vossos aviões privados. Vamos apanhar os vossos lucros indevidos”, garantiu.

A UE, o Reino Unido e o G7, bloco dos sete países mais industrializados do mundo [Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido] já tinham anunciado sanções a dezenas de oligarcas e empresários russos dos setores do petróleo, da banca e das finanças, todos considerados próximos do Kremlin.

As sanções impostas pela UE incluem o congelamento de bens, a proibição de colocar fundos à disposição de pessoas físicas e jurídicas listadas, bem como a possibilidade de entrar ou transitar pelo território dos 27 Estados-membros.

O milionário russo Roman Abramovich, também considerado próximo do Presidente russo, Vladimir Putin, anunciou no fim de semana que ia deixar a administração do Chelsea nas mãos da fundação do clube inglês de futebol.

Estados Unidos vão fechar espaço aéreo a aviões da Rússia

Ainda na terça-feira, o Presidente norte-americano anunciou que os Estados Unidos vão encerrar o espaço aéreo a companhias aéreas russas, na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia.

Vamos juntar-nos aos nossos aliados (…), isolando ainda mais a Rússia e colocando pressão adicional na economia”, disse Joe Biden, no primeiro discurso sobre o Estado da União, o tradicional pronunciamento anual dos Presidentes dos Estados Unidos no Congresso. A medida mereceu uma ovação dos congressistas norte-americanos.

Um total de 37 países, incluindo todos os membros da UE, Reino Unido e Canadá, já tinham anunciado encerramento do espaço aéreo a companhias aéreas russas.

Na segunda-feira, a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, tinha dito que não ia ser fácil tomar a decisão de encerrar o espaço aéreo dos Estados Unidos, porque isso ia levar a Rússia a tomar uma medida semelhante.

Muitos companhias aéreas norte-americanas operam voos para a Ásia que, até agora, sobrevoavam o espaço aéreo russo, lembrou Psaki.

A Rússia já anunciou que vai restringir os voos de companhias aéreas dos 37 países que encerraram o espaço aéreo a companhias aéreas russas.

Os voos da UE para a Ásia podem demorar mais quatro horas para não sobrevoar o espaço aéreo russo, disse, na terça-feira, fonte comunitária, admitindo custos adicionais para as companhias aéreas europeias.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já mataram mais de 350 civis, incluindo crianças, segundo Kiev. A ONU deu conta de mais de 100 mil deslocados e mais de 660 mil refugiados na Polónia, Hungria, Moldova e Roménia.

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a “operação militar especial” na Ucrânia visa desmilitarizar o país vizinho e que era a única maneira de a Rússia se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e a União Europeia e os Estados Unidos, entre outros, responderam com o envio de armas e munições para a Ucrânia e o reforço de sanções para isolar ainda mais Moscovo.

Presidente dos EUA promete abrandar inflação e ajudar país a viver com Covid-19

Presidente norte-americano prometeu controlar a subida da inflação nos EUA e anunciou novas medidas para controlar a pandemia da Covid-19.

Graças ao progresso que fizemos neste passado ano, a Covid-19 já não tem de controlar mais as nossas vidas”, disse Joe Biden, no primeiro discurso sobre o Estado da União, na terça-feira à noite, o tradicional pronunciamento anual dos Presidentes dos Estados Unidos no Congresso.

Biden anunciou a iniciativa ‘Testar para Tratar’, que irá permitir aos norte-americanos fazerem um teste à Covid-19 em farmácias e, em caso de resultado positivo, receber medicamentos antivirais, de forma gratuita.

Paxlovid, o antiviral da farmacêutica norte-americana Pfizer contra a Covid-19 para tratar doença grave, foi já aprovado pelos reguladores dos EUA e da UE. “A Pfizer está a fazer horas extraordinárias para nos entregar um milhão de comprimidos este mês e mais do dobro disso no próximo mês”, disse Biden.

O Presidente norte-americano confirmou ainda que os EUA irão libertar 30 milhões de barris de petróleo das reservas estratégicas, numa medida de curto prazo para reduzir o preço dos combustíveis e controlar a subida da inflação.

Em janeiro, a inflação nos Estados Unidos atingiu 6,1%, na comparação anual, a taxa mais alta desde 1982.

Analistas e reguladores financeiros avisaram que a inflação pode acelerar ainda mais, depois de a cotação do petróleo nos mercados internacionais ter ultrapassado hoje 110 dólares (99 euros) por barril.

A longo prazo, defendeu Biden, a melhor forma de combater a inflação é reduzir os custos de produção através da aposta em bens e serviços feitos nos EUA, “em vez de depender de cadeias estrangeiras de abastecimento”.

O Presidente norte-americano anunciou que até ao final de 2022 vão ser reparadas mais de 65 mil milhas (104 mil quilómetros) de autoestradas e 1.500 pontes, no âmbito de um plano de investimento aprovado pelos democratas e republicanos.

“Vamos ter a década da infraestrutura (…) e colocar-nos no caminho para vencer a competição económica do século 21 com o resto do mundo, particularmente com a China”, disse Biden. “Como disse ao [Presidente chinês,] Xi Jinping, nunca é boa ideia apostar contra o povo americano”, acrescentou.

Biden apelou ao apoio dos republicanos para várias medidas, incluindo benefícios fiscais para a conversão climática de habitações e empresas e a duplicação da produção de eletricidade a partir de energia solar e eólica.

O Presidente norte-americano pediu ainda a aprovação de um aumento do salário mínimo para 15 dólares (13,5 euros) por hora e de uma redução para metade do custo dos infantários e dos jardins de infância para a maioria das famílias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Biden diz que EUA vão perseguir “oligarcas e líderes corruptos” russos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião