Biden avança com mais sanções à Rússia e bloqueia quatro grandes bancos

Biden apontou que "alguns dos impactos mais poderosos far-se-ão sentir ao longo do tempo". O presidente dos disse também que "não tem planos para conversar" com Putin.

Os Estados Unidos avançaram com mais sanções à Rússia, nomeadamente ao bloquear mais quatro grandes bancos, incluindo o VTB. O Presidente norte-americano Joe Biden adiantou que vão existir “restrições às maiores empresas locais russas”, apontando que “alguns dos impactos mais poderosos far-se-ão sentir ao longo do tempo”.

As sanções contra o VTB, a segunda maior instituição financeira da Rússia que detém quase um quinto dos ativos gerais do setor bancário russo, vão “congelar qualquer um dos ativos da VTB em contacto com o sistema financeiro dos EUA e proibir os norte-americanos de negociar com eles”, segundo é explicado no comunicado da Casa Branca. Serão também impactados o Bank Otkritie, Sovcombank OJSC e Novikombank.

“Vamos impedir o acesso da Rússia à tecnologia”, adiantou o líder norte-americano, em conferência de imprensa, bem como “limitar a capacidade de construir edifícios e de fazer negócios em dólares, euros, libras e ienes”. Biden diz que concordou com os líderes do G7 das maiores economias do mundo que limitarão coletivamente a capacidade da Rússia de fazer negócios.

Entre as sanções anunciadas, Biden salientou que irão “limitar exportações para a Rússia” e o financiamento do exército. Vai também aumentar a lista de elites russas e familiares que são sancionados. No plano digital, o presidente dos EUA avisou que “se a Rússia continuar a fazer ciberataques” irão retaliar: “Há meses que trabalhamos com setor privado para aumentar cibersegurança”.

Quanto à deslocação de tropas, Biden disse que as “forças não vão para a Europa para lutar na Ucrânia, mas para defender os aliados da NATO e tranquilizar aqueles aliados no leste”. “Os Estados Unidos defenderão cada centímetro do território da NATO com toda a força do poder americano”, acrescentou.

Joe Biden salientou ainda que as empresas de petróleo e gás dos EUA “não devem explorar este momento”, numa altura em que surgem preocupações de que a invasão russa da Ucrânia fará os preços do gás ficar acentuadamente mais altos. Sobre isto, o líder norte-americano apontou que vai tentar limitar o aumento dos preços do gás nos EUA.

Nesta conferência, o presidente disse também que “não tem planos para conversar” com o presidente russo, Vladimir Putin. “Putin será um pária no cenário internacional”, reiterou.

As forças militares russas dispararam mísseis contra várias cidades na Ucrânia e desembarcaram tropas na sua costa esta quinta-feira, depois de o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, ter autorizado aquilo que apelidou de operação militar especial no Leste.

(Notícia atualizada pela última vez às 19h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Biden avança com mais sanções à Rússia e bloqueia quatro grandes bancos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião