Carioca sai no Carnaval. Novo CEO entra dia 1

Paulo Rodrigues da Silva assume oficialmente a liderança da bolsa portuguesa no primeiro dia de março, substituindo Maria João Carioca que vai rumar à CGD.

Paulo Rodrigues da Silva já tem data de entrada na bolsa nacional. O novo presidente executivo vai assumir a liderança da Euronext Lisboa a 1 de março. Maria João Carioca cumpre no dia de Carnaval o último dia à frente da praça portuguesa, rumando depois à administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD).

O novo CEO já obteve as aprovações necessárias, ficando apenas a confirmação do nome na assembleia geral da gestora que se realiza na quarta-feira, dia 1 de março. Contactada, fonte oficial da Euronext Lisboa confirmou ao ECO que Paulo Rodrigues da Silva assumirá nesse dia a liderança executiva da bolsa nacional.

Entra Paulo Rodrigues da Silva, sai Maria João Carioca. Na bolsa nacional há menos de um ano, depois de ter saído da administração de José de Matos na CGD, a gestora vai voltar para o banco público depois do convite endereçado por Paulo Macedo, que recentemente assumiu a presidência executiva da CGD, sucedendo a António Domingues.

Maria João Carioca teria de ficar até 6 de março a menos que fosse encontrado um nome para a substituir, algo que acabou por acontecer. Carioca sai com o PSI-20 em crise. Com a exclusão do BPI do índice de referência no seguimento da OPA do CaixaBank, o índice ficou com apenas 17 cotadas. Tem de ter, pelo menos, 18.

Passadas as “pente fino” todas as cotadas nacionais — na revisão anual do índice partem todas as empresas em pé de igualdade, as do índice geral e as do PSI-20 — há duas empresas que se destacam, de acordo com os cálculos do ECO. Por um lado, a Ibersol. Por outro, a Sonae Indústria. São as mais bem posicionadas para uma promoção, embora nem uma nem outra cumpram todos os requisitos, com a empresa do universo Sonae a surgir em melhor posição.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Carioca sai no Carnaval. Novo CEO entra dia 1

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião