Inflação pode limitar viabilidade de medidas para a energia anunciadas por Bruxelas, diz Fitch

  • Lusa
  • 9 Março 2022

"Cerca de um quarto dos projetos solares planeados foram cancelados em 2021", aponta a Fitch, apesar de se prever um quadro de licenciamento e aprovação mais rápido para projetos de energia.

A Fitch considera que as pressões inflacionistas podem limitar a viabilidade do pacote de medidas de energia anunciado pela Comissão Europeia que visa diversificar o fornecimento de gás natural e a utilização de energia renovável.

“Pressões inflacionistas mais amplas podem limitar a viabilidade de algumas metas. O regulamentos de preços e outras intervenções de mercado para apoiar famílias e pequenas empresas podem ser amplamente implementados nos próximos meses”, refere o relatório da Fitch, divulgado esta quarta.

De acordo com os analistas da agência de notação financeira, o pacote anunciado na terça-feira, pela Comissão Europeia reflete a mudança de prioridades políticas como resultado do conflito Rússia-Ucrânia, o que dizem, permite “equilibrar preocupações com a segurança do abastecimento com a transição de baixo carbono”.

A Comissão Europeia propôs a eliminação progressiva da dependência de combustíveis fósseis da Rússia antes de 2030, com aposta no GNL e nas energias renováveis, estimando reduzir, até final do ano, dois terços de importações de gás russo.

O executivo comunitário anunciou também que vai apresentar, até abril, uma proposta legislativa para exigir que a armazenagem subterrânea de gás na União Europeia (UE) esteja pelo menos 90% preenchida até outubro de cada ano, para evitar problemas de fornecimento.

A instituição presidida por Ursula Von der Leyen avançou ainda com orientações aos Estados-membros para responder à escalada dos preços energéticos, explicando que os países podem intervir nas tarifas da luz perante “circunstâncias excecionais” e admitindo limites temporários na UE.

Embora o pacote preveja um quadro de licenciamento e aprovação mais rápido para projetos de energia solar e eólica, cerca de um quarto dos projetos solares planeados foram cancelados em 2021, como resultado de custos crescentes de energia, matérias-primas e logística”, refere a Fitch.

Os analistas assinalaram que as pressões se irão intensificar nos próximos meses, dada a dependência das exportações russas de metais, explicando que com os preços de cobre, níquel e alumínio a atingir recordes históricos, projetos de energia renovável e fabricantes de baterias irão enfrentar custos de produção crescentes e desafios significativos da cadeia de abastecimento.

A Fitch sublinha ainda que as “referências limitadas” à substituição do gás por energia nuclear no pacote anunciado por Bruxelas reflete “a continuidade” da divisão na União Europeia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação pode limitar viabilidade de medidas para a energia anunciadas por Bruxelas, diz Fitch

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião