Itália espera primeiro reator de fusão nuclear na União Europeia em 2028

  • Lusa
  • 9 Março 2022

O consórcio EUROfusion, com fundos de 500 milhões de euros, prevê a "entrada em operação do primeiro protótipo de reator de fusão entre 2025 e 2028”, disse Mario Draghi.

O primeiro-ministro italiano disse esta quarta-feira que o país está a estudar formas de reduzir a dependência energética da Rússia, com o aumento da produção de gás e espera o primeiro reator de fusão nuclear na UE em 2028.

O primeiro-ministro optou pela estratégia europeia para a energia de fusão, desenvolvida pelo Consórcio EUROfusion, com fundos de 500 milhões de euros para o período 2021-2025. “Este consórcio prevê a entrada em operação do primeiro protótipo de reator de fusão entre 2025 e 2028”, explicou Mario Draghi.

Itália é um dos países mais dependentes do gás russo, por isso está altamente exposta a tensões com o regime de Vladimir Putin, e também mantém as suas centrais nucleares fechadas desde 1990. Por isso, Draghi, que apoiou inequivocamente a Ucrânia, está a considerar medidas para não depender, ou diminuir, a dependência do gás russo com uma estratégia baseada, entre outros fatores, no compromisso com as energias renováveis e na reforma das políticas industriais.

Roma considera que “a única estratégia fundamental a longo prazo” passa pelas energias renováveis, mas sinaliza que atualmente é necessária uma forma de abastecimento. “Tudo o que estamos a viver agora é uma transição”, sublinhou.

Itália tentará aumentar a própria produção de gás, com o objetivo de atingir a meta de 5.000 milhões de metros cúbicos, graças aos concursos que estão a decorrer para o período 2022-2023. Esses novos volumes de gás serão fornecidos prioritariamente à indústria, embora uma reserva de “pelo menos” um terço do total seja destinado a pequenas e médias empresas, porque não querem atrapalhar a recuperação da pandemia.

Os armazéns também serão abastecidos para garantir o abastecimento de gás natural para o próximo outono, “diversificando”, ou seja, recorrendo a outros mercados através de linhas de abastecimento como as que vêm do Mar Cáspio ou de África.

Itália, de qualquer forma, pretende atingir a meta de atingir 70 gigawatts de energias renováveis antes de 2026 incluídas no Plano de Recuperação e obter mais parques eólicos, simplificando a burocracia.

De qualquer forma, Draghi optou pela investigação de fórmulas de obtenção de energia para um futuro mais limpo e destacou alguns estudos de reatores nos Estados Unidos e no Reino Unido que trabalham com campos magnéticos muito altos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Itália espera primeiro reator de fusão nuclear na União Europeia em 2028

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião