Custos da energia e matérias-primas com impacto negativo na indústria nacional

  • ECO
  • 10 Março 2022

Desde a cerâmica à metalurgia, passando pelo mobiliário e os transportes, a indústria nacional está a sofrer com a escalada de preços, sobretudo do gás natural.

O forte aumento dos custos da energia e das matérias-primas, instigado pelo conflito na Ucrânia, está a causar impactos negativos na generalidade da indústria portuguesa. No setor da cerâmica, por exemplo, já há empresas que suspenderam a laboração, enquanto as metalúrgicas apelam a Bruxelas que elimine as taxas de importação das matérias-primas.

Os preços do gás natural são os que mais “pesam” na indústria da cerâmica, visto que representam entre 30% e 40% dos custos de produção. As empresas que continuam a produzir têm mais prejuízos “quanto mais trabalharem”, adverte o presidente da Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e Cristalaria (APICER), Luís Sequeira, citado pelo Jornal de Negócios (ligação indisponível).

No setor do metal, os preços da luz e do gás natural ainda não provocaram paragens na produção porque muitas empresas fizeram a compra coletiva de energia promovida pela associação que representa os trabalhadores desta indústria (AIMMAP). No entanto, o vice-presidente executivo desta associação avisa que a situação não se pode prolongar.

Os transportes estão a ser igualmente afetados, estando algumas empresas do serviço público rodoviário de passageiros em risco de deixar de operar “por não conseguirem suportar os custos a que estão sujeitas”, diz Luís Cabaço Martins, presidente da Associação Nacional de Transportes de Passageiros (ANTROP). A ajuda estatal cobre apenas um terço do sobrecusto.

A escalada de preços está a afetar também a indústria do mobiliário. A Associação Portuguesa das Indústrias do Mobiliário e Afins (APIMA) alerta que as novas linhas de crédito anunciadas, ainda que sejam “sempre uma ajuda”, não deixam de ser “cuidados paliativos”, enquanto várias grandes empresas se viram obrigadas a parar, pedindo uma suspensão do atual mecanismo de formação de preços.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Custos da energia e matérias-primas com impacto negativo na indústria nacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião