5 coisas que vão marcar o dia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 15 Março 2022

Ucrânia e Rússia retomam as negociações no mesmo dia em que tem início a reunião sobre política monetária da Fed.

A Comissão Permanente da Assembleia da República ouvirá a ministra da Justiça e da Administração Interna sobre o que correu mal na votação dos eleitores do círculo da Europa nas legislativas. Ucrânia e Rússia retomam as negociações no mesmo dia em que tem início a reunião sobre política monetária da Fed. Serão também publicados dados sobre o transporte aéreo em Portugal.

Parlamento ouve ministra Van Dunem sobre voto na Europa

Esta terça-feira, a ministra da Justiça e Administração Interna, Francisca Van Dunem, presta esclarecimentos à Comissão Permanente da Assembleia da República sobre a anulação de 80% dos votos do círculo eleitoral da Europa nas legislativas de 30 de janeiro. Estes eleitores foram novamente chamados às urnas para eleger dois deputados, sendo que os resultados deverão ser conhecidos no dia 25 de março.

Rússia e Ucrânia retomam negociações de paz

A quarta sessão de negociações entre a Ucrânia e a Rússia será retomada esta terça-feira, após uma “pausa técnica” na segunda-feira. Segundo Mykhaïlo Podoliak, negociador e conselheiro do Presidente ucraniano, a pausa serviu para permitir “trabalho adicional dos subgrupos de trabalho e a clarificação” de alguns termos. Esta nova ronda ocorre depois de três sessões anteriores e de uma primeira reunião infrutífera entre os ministros dos Negócios Estrangeiros russo e ucraniano na quinta-feira passada na Turquia.

INE publica estatísticas do transporte aéreo

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga esta terça-feira as estatísticas sobre as obras licenciadas e concluídas no quarto trimestre de 2021, bem como os dados do transporte aéreo relativos ao mês de janeiro. Em dezembro de 2021, este setor continuou o processo de recuperação, registando uma taxa de variação homóloga de 136,8%, mais 31 pontos percentuais do que em novembro.

Abre período de reclamações sobre erros nas deduções de IRS

A partir desta terça-feira e até 31 de março, será possível aos contribuintes reclamar se verificarem que a informação da Autoridade Tributária não está correta. O prazo aplica-se apenas às faturas relacionadas com as deduções à coleta das despesas gerais familiares ou da dedução do IVA. Aqui, a Deco Proteste explica como submeter uma reclamação por erro das Finanças.

Fed inicia reunião de política monetária

Numa altura em que o conflito na Ucrânia está já na sua terceira semana e se assiste a uma escalada dos preços da energia e das matérias-primas, a Reserva Federal norte-americana (Fed) inicia uma reunião de política monetária de dois dias, após a qual se prevê o anúncio da subida das taxas de juro de referência pela primeira vez desde 2018. Face à subida da inflação para os valores mais elevados das últimas décadas, o banco central dos EUA está pressionado a restringir cada vez mais a sua estratégia monetária.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião