Fábrica de embalagens investe 3 milhões em nova unidade em Esposende

  • Lusa
  • 14 Março 2022

A Esposack – Embalagens vai investir cerca de três milhões de euros na construção de uma unidade com maior dimensão na zona industrial de Vila Chã/Curvos.

Uma fábrica de embalagens instalada em Esposende, distrito de Braga, vai investir cerca de três milhões de euros na construção de uma unidade com maior dimensão na zona industrial de Vila Chã/Curvos, foi anunciado esta segunda-feira. Em comunicado, o município refere que o investimento vai beneficiar de um apoio camarário de 19.950 euros, ao abrigo de um contrato que aprova a isenção do Imposto Municipal sobre Transações Onerosas de Imóveis (IMT).

Em causa está a Esposack – Embalagens, uma empresa fundada em 2013 com uma equipa de seis pessoas, numa área instalada de 1.500 metros quadrados, mas que, fruto do “crescimento sustentável” das vendas que tem registado das vendas ao longo dos anos, entre 15 e 20% ao ano, se viu obrigada a dispersar a laboração.

Atualmente, ocupa três edifícios individuais, numa área total de aproximadamente cinco mil metros quadrados, empregando cerca de 50 trabalhadores. A adaptação da empresa às novas exigências levou à inclusão no seu portfólio de artigos como palhinhas de papel (biodegradáveis) e equipamentos de proteção (máscaras cirúrgicas, toucas e cobre-sapatos.

“O seu processo de fabrico está intimamente ligado à sustentabilidade e, consequentemente, as tecnologias adotadas estão alinhadas com sistemas de produção de menor impacto ambiental”, refere o comunicado. Nesse sentido, a empresa está a desenvolver um projeto inovador, com o Laboratório Ibérico de Nanotecnologia, com o objetivo de criar uma embalagem 100% orgânica, reciclável, biodegradável e que permita estender o tempo de vida útil dos alimentos.

A Câmara de Esposende disponibiliza um conjunto de incentivos à instalação de empresas, como reduções e isenções de taxas e impostos, para “disponibilizar um ambiente favorável ao investimento”. Nos últimos quatro anos, já foram atribuídos mais de 421 mil euros de apoio ao investimento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fábrica de embalagens investe 3 milhões em nova unidade em Esposende

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião