Lisboa contraria tendência europeia e fecha no vermelho, com Galp Energia a pesar

A praça lisboeta destaca-se pela negativa das congéneres europeias, ao registar uma queda nesta primeira sessão da semana. Energia penalizou o PSI-20.

A bolsa nacional fechou a primeira sessão da semana em terreno negativo, contrariando a tendência positiva sentida nas congéneres europeias, onde se registaram ganhos a rondar 1%. A Galp Energia lidera as perdas em Lisboa, numa altura em que o petróleo cai cerca de 6%, onde a EDP Renováveis pesa também no desempenho.

Na Europa, o Stoxx 600, o índice que agrega as 600 principais cotadas europeias, subiu 1,2% na primeira sessão da semana. O alemão DAX avançou 2,3%, o francês CAC-40 subiu 1,9%, o espanhol IBEX-35 valorizou 1,2% e o britânico FTSE 100 ganhou 0,6%.

Já o PSI-20 destoa, ao cair 0,60% para 5.574,56 pontos. Entre as 19 cotadas do índice de referência, dez terminaram o dia em queda, enquanto as restantes conseguiram registar valorizações.

A liderar as quedas ficou a Galp Energia, ao perder 4,85% para os 10,70 euros. Isto numa altura em que o petróleo alivia e o barril de Brent, referência para as importações nacionais, recua 5,90% em Londres, transacionando nos 106,02 dólares.

Galp Energia cai quase 5%

O setor da energia destacou-se assim nas perdas. A família EDP pesou no índice de referência, com a subsidiária EDP Renováveis a registar uma queda de 3,44% para os 21,88 euros enquanto a casa-mãe caiu 0,21% para os 4,32 euros. Já a REN desvalorizou 1,84% para os 2,67 euros.

Já em terreno verde, várias cotadas registaram ganhos superiores a 1%, mas não foram suficientes para impulsionar o PSI-20 para cima da linha de água. Nota para a Corticeira Amorim, que subiu 2,91% para os 10,26 euros, para a Altri, que ganhou 2,77% para os 5,75 euros e para a Jerónimo Martins, que avançou 1,69% para os 19,26 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa contraria tendência europeia e fecha no vermelho, com Galp Energia a pesar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião