União Europeia aprova quarto pacote de sanções contra a Rússia

  • ECO
  • 14 Março 2022

Presidência francesa da UE adiantou no Twitter que Rússia deverá perder estatuto de "nação mais favorecida", o que abrirá a porta a uma proibição ou aplicação de taxas punitivas às importações russas.

Os Estados membros da União Europeia (UE) aprovaram o quarto pacote de sanções contra a Rússia na sequência da invasão da Ucrânia, anunciou a presidência francesa do conselho da UE no Twitter.

Os detalhes das novas medidas ainda não foram divulgados, mas a presidência francesa anuncia que o estatuto de “nação mais favorecida” da Rússia deverá ser revogado, o que poderá abrir a porta a uma proibição ou de taxas alfandegárias punitivas aos produtos russos, colocando o país a par da Coreia do Norte e Irão.

A mesma fonte adianta que a UE vai solicitar a suspensão da avaliação da candidatura da Bielorrússia à Organização Mundial do Comércio (OMC).

As sanções também vão incluir a proibição de importação de aço e ferro da Rússia e ainda a proibição de venda de bens de luxo como carros com valores acima dos 50 mil euros para o mercado russo. Investimentos em companhias petrolíferas e do setor da energia também estão proibidos, segundo avançaram fontes diplomáticas à agência Reuters.

Roman Abramovich e outros 14 oligarcas russos deverão juntar-se à lista de pessoas e entidades sancionadas pela UE.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, já tinha anunciado que a UE estava a trabalhar no sentido de suspender os direitos da Rússia em instituições internacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial.

(Notícia atualizada às 17h58)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

União Europeia aprova quarto pacote de sanções contra a Rússia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião