Siza Vieira descarta regresso do lay-off simplificado

  • Joana Abrantes Gomes
  • 14 Março 2022

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, descartou esta segunda-feira o regresso do lay-off simplificado, justificando que o cenário atual não é como o que ocorreu na pandemia.

Um dia depois de o secretário de Estado da Economia ter admitido a possibilidade de regresso do lay-off simplificado para as empresas afetadas pela subida dos preços da energia, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, descartou a hipótese esta segunda-feira, considerando que o cenário atual não equivale à altura da pandemia.

Não estamos numa situação como aquela que ocorreu no momento da pandemia, em que toda a gente foi para casa, se deixou de fazer compras e tivemos uma redução generalizada da procura em que, então, precisámos de dar uma resposta muito simples e muito rápida”, afirmou Pedro Siza Vieira numa conferência de imprensa sobre em que foram anunciadas medidas para mitigar os efeitos da guerra.

Lembrando que existem mecanismos no Código do Trabalho que permitem às empresas suspender os contratos dos trabalhadores ou reduzir o horário, como o regime geral de lay-off, o governante indicou que as empresas afetadas pela escalada dos preços são “poucos milhares”, apesar de não se saber a intensidade nem a duração deste cenário.

Preferimos dar apoios para que as empresas continuem a laborar do que dar apoios para que os trabalhadores vão para casa e as empresas deixem de laborar“, sublinhou, defendendo que o “importante numa situação como esta é preservar a capacidade produtiva” das empresas e da economia no seu conjunto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Siza Vieira descarta regresso do lay-off simplificado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião