Direto Rússia anuncia saída do Conselho da Europa. Acompanhe em direto

  • ECO
  • 15 Março 2022

Os chefes de Governo da Polónia, da República Checa e da Eslovénia viajam para Kiev, enquanto representantes do Conselho Europeu, para se encontrarem com o Presidente e o primeiro-ministro ucranianos.

A Rússia acabou de anunciar a saída do Conselho da Europa, com Moscovo a antecipar-se a uma mais do que provável expulsão daquela instituição por causa da guerra contra a Ucrânia que vai já no 20.º dia.

Cada vez mais isolada, a Rússia também viu 40 membros da Organização Mundial de Comércio, incluindo os EUA, o Reino Unido e os 27 países da União Europeia (UE), anunciarem que vão tomar medidas contra o país e também a Bielorrússia para “proteger interesses essenciais” em matéria de segurança. Ao perderem o estatuto de nação mais favorecida, Rússia e Bielorrússia deverão ser penalizadas com tarifas mais altas no comércio com outros países, senão mesmo a proibição total.

O dia ficou marcado pela viagem dos primeiros-ministros da Polónia, da República Checa e da Eslovénia para Kiev, como representantes do Conselho Europeu, para se encontrarem com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e o primeiro-ministro, Denys Chmygal. O objetivo desta visita é “reafirmar o apoio inequívoco de toda a União Europeia à soberania e independência da Ucrânia e apresentar um pacote abrangente de medidas de apoio ao Estado e à sociedade ucraniana“.

Acompanhe aqui os últimos desenvolvimentos do conflito:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rússia anuncia saída do Conselho da Europa. Acompanhe em direto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião