Direto Rússia anuncia saída do Conselho da Europa. Acompanhe em direto
Os chefes de Governo da Polónia, da República Checa e da Eslovénia viajam para Kiev, enquanto representantes do Conselho Europeu, para se encontrarem com o Presidente e o primeiro-ministro ucranianos.
A Rússia acabou de anunciar a saída do Conselho da Europa, com Moscovo a antecipar-se a uma mais do que provável expulsão daquela instituição por causa da guerra contra a Ucrânia que vai já no 20.º dia.
Cada vez mais isolada, a Rússia também viu 40 membros da Organização Mundial de Comércio, incluindo os EUA, o Reino Unido e os 27 países da União Europeia (UE), anunciarem que vão tomar medidas contra o país e também a Bielorrússia para “proteger interesses essenciais” em matéria de segurança. Ao perderem o estatuto de nação mais favorecida, Rússia e Bielorrússia deverão ser penalizadas com tarifas mais altas no comércio com outros países, senão mesmo a proibição total.
O dia ficou marcado pela viagem dos primeiros-ministros da Polónia, da República Checa e da Eslovénia para Kiev, como representantes do Conselho Europeu, para se encontrarem com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e o primeiro-ministro, Denys Chmygal. O objetivo desta visita é “reafirmar o apoio inequívoco de toda a União Europeia à soberania e independência da Ucrânia e apresentar um pacote abrangente de medidas de apoio ao Estado e à sociedade ucraniana“.
Acompanhe aqui os últimos desenvolvimentos do conflito:
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Rússia anuncia saída do Conselho da Europa. Acompanhe em direto
{{ noCommentsLabel }}