Crescimento do PIB do G20 desacelera para 1,4% no 4.º trimestre de 2021

  • Lusa
  • 15 Março 2022

Abrandamento deveu-se em grande parte ao desempenho da Índia. Ritmo de crescimento abrandou significativamente tanto no conjunto da União Europeia como na Zona Euro.

O crescimento económico no G20, que tinha sido de 1,9% no terceiro trimestre de 2021, abrandou para 1,4% nos últimos três meses do ano, devido a surtos de covid-19 em vários países, anunciou esta terça-feira a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

O abrandamento deveu-se em grande parte ao desempenho da Índia (crescimento a cair de 13,7% entre julho e setembro para 1,8% entre outubro e dezembro). O ritmo de crescimento também abrandou significativamente tanto no conjunto da União Europeia (de 2,2% para 0,4%) como na Zona Euro (de 2,3% para 0,3%), uma vez que os países foram severamente atingidos a partir de dezembro por um forte surto de contágios da variante Ómicron.

No caso da Alemanha, a principal economia da UE, o Produto Interno Bruto (PIB), que tinha aumentado 1,7% no terceiro trimestre do ano passado, caiu 0,3% no quarto trimestre. A Alemanha foi o único membro do G20 com um desempenho negativo nesse período. O México, que tinha sofrido um declínio de 0,7% do PIB entre julho e setembro, permaneceu estagnado no quarto trimestre.

Ao contrário da tendência geral, vários Estados do G20 registaram uma aceleração económica nos últimos três meses do ano passado. Foi o caso dos Estados Unidos, com um aumento de 1,7%, contra 0,6% entre julho e setembro, e também da China, com um crescimento de 1,6%, contra 0,7%.

No final do ano passado, o PIB do G20 era 4,1% mais elevado do que no final de 2019, antes de se sentirem os efeitos da pandemia. Esta progressão do PIB em dois anos de pandemia no grupo das 20 maiores economias mundiais explica-se principalmente pela expansão da China, cuja atividade no final de 2021 era 10,2% mais elevada do que antes da pandemia.

Em termos relativos, a recuperação foi ainda mais evidente na Turquia, com um aumento de 14,5% ao longo dos dois anos. Os Estados Unidos foram um dos Estados desenvolvidos que ultrapassou primeiro o nível pré-crise, e no final de 2021 já estava 3,2% acima do nível pré-pandemia. Em contrapartida, a zona euro só ultrapassou esse limiar no último trimestre de 2021 e estava 0,2% acima do mesmo no final do ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crescimento do PIB do G20 desacelera para 1,4% no 4.º trimestre de 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião