Powell começa a disparar juros contra a inflação. Vai atingir a economia?premium

Apesar da imprevisibilidade da guerra, a Fed vai iniciar um ciclo de subida de juros que se espera agressivo. A missão é combater a inflação. Travagem brusca da economia pode ser o efeito secundário.

Se a tarefa de Jerome Powell para combater a inflação já se adivinhava difícil, a guerra na Ucrânia veio colocar mais pedras no caminho do presidente da Reserva Federal dos EUA (Fed). Depois de um período de complacência com o disparo dos preços, que era visto como temporário, o banco central dos Estados Unidos alterou o discurso nos últimos meses de 2021, preparando o terreno para começar a subir os juros este ano. O dia chegou. Depois de concluído o programa de compra de ativos este mês, é hoje que arranca o ciclo de agravamento das taxas de juro na maior economia do mundo. Depois de muita especulação sobre a dimensão da subida, é quase 100% certo que o agravamento será de 25 pontos base, o que colocará a taxa de referência entre 0,25% e 0,5%.Um aumento de 50 pontos base, que foi

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.