Inflação nos Estados Unidos dispara para 7,9% em fevereiro

  • Lusa
  • 10 Março 2022

Esta é a maior subida da taxa homóloga desde janeiro de 1982 e reflete o impacto dos preços das matérias-primas, devido aos ataques russos à Ucrânia.

A taxa anual de inflação nos Estados Unidos aumentou para 7,9% em fevereiro, mais quatro décimas face a janeiro, impulsionada pela subida de preços da energia devido ao conflito na Ucrânia.

Esta é a maior subida da taxa homóloga desde janeiro de 1982, segundo informou esta quinta-feira o departamento de estatística, e reflete o impacto dos preços das matérias-primas, devido aos ataques russos à Ucrânia, que começaram em 24 de fevereiro, mas que já se antecipavam ao longo de todo o mês.

Os preços da energia dispararam 25,6% em fevereiro, liderados pelo preço do crude, com um aumento homólogo de 43,6%, enquanto o gás subiu 23,8%.

A Rússia é um dos maiores exportadores de petróleo e de gás do mundo e a guerra na Ucrânia está a afetar todos os mercados a nível mundial.

Os preços de consumo subiram em fevereiro oito décimas face a janeiro, segundo a informação divulgada hoje. Excluindo os preços de alimentos e os combustíveis, que são mais voláteis, a inflação subjacente em fevereiro foi de 0,5%, com uma taxa homóloga de 6,4%.

Os preços dos alimentos, por seu lado, subiram 7,9%, especialmente os relativos a compras de supermercado, que aumentaram 8,6%, enquanto os da alimentação em restaurantes subiram 6,8%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação nos Estados Unidos dispara para 7,9% em fevereiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião