Rússia, Ucrânia e Bielorrússia pesam 200 milhões de euros no turismo português

  • Lusa
  • 16 Março 2022

Mercados russo, ucraniano e bielorrusso pesam cerca de 0,2% nas receitas do turismo em Portugal, com dados de 2019 a apontar para um valor perto de 200 milhões de euros, segundo o Turismo de Portugal.

Os mercados russo, ucraniano e bielorrusso pesam cerca de 0,2% nas receitas do turismo em Portugal, com dados de 2019 a apontar para um valor perto de 200 milhões de euros, segundo o presidente do Turismo de Portugal (TP).

Em declarações à Lusa, a propósito da BTL 2022, que começa esta quarta-feira, Luís Araújo, questionado sobre os efeitos do confito na Ucrânia, disse que “os mercados russo, ucraniano e bielorrusso representam cerca de 0,2% do total de receitas do setor”, ou seja, “cerca de 200 milhões de euros” em 2019, numa altura em que a “receita total do setor em Portugal foi de 18,4 mil milhões de euros”.

“É pouco expressivo a nível de receitas”, garantiu, salientando, no entanto que “a componente guerra tem um efeito grande a nível dos custos da matéria-prima, e o da energia é expressivo” podendo gerar “a quebra de confiança nos mercados tradicionais”. “Ainda não se verifica uma quebra na procura”, realçou.

Questionado sobre se Portugal poderia receber algum do turismo inicialmente destinado a estes países, Luís Araújo disse que o país “está muito bem posicionado”.

“A imagem que passamos de segurança, de bem receber, aliada à saúde, com o Clean and Safe, de cumprimento das regras, colocou-nos numa posição muito positiva em termos de procura”, adiantou, revelando que o país tem recebido “algumas questões, algumas oportunidades de eventos que se realizariam naqueles mercados e que têm de se deslocalizar”, sem querer avançar mais detalhes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rússia, Ucrânia e Bielorrússia pesam 200 milhões de euros no turismo português

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião