Ganhos em Wall Street aumentam após Fed anunciar subida de juros

  • Joana Abrantes Gomes
  • 16 Março 2022

Anúncio de subida de juros da Fed animou os investidores. Índices aumentaram ganhos registados na abertura. Nasdaq avançou mais de 3%.

Apesar do anúncio da tão aguardada subida de juros pela Reserva Federal dos EUA (Fed), os três principais índices norte-americanos fecharam a sessão desta quarta-feira em terreno positivo, tendo aumentado os ganhos registados na abertura.

Enquanto o índice de referência S&P 500 ganhou 2,12%, para 4.352,88 pontos, enquanto o Dow Jones fechou em alta de 1,45%, subindo para 34.029,76 pontos. Maior valorização teve o tecnológico Nasdaq, que avançou 3,52%, para 13.404,37 pontos.

Horas antes do fecho da sessão, o banco central dos Estados Unidos anunciou um aumento dos juros de referência em 25 pontos base, como era amplamente esperado. Embora o Comité do Mercado Aberto da Fed tenha assinalado a enorme incerteza que a economia enfrenta sobretudo devido à guerra na Ucrânia, afirmou que “os aumentos contínuos” na taxa alvo dos fundos federais “serão apropriados” para conter a inflação mais elevada no país dos últimos 40 anos.

“Isto parece ser uma Fed que pretende causar uma recessão para acabar com o problema da inflação e isso é tão míope como chamar à inflação transitória há um ano”, afirmou Scott Ladner, diretor na Horizon Investments, citado pela Reuters.

Antes da declaração da Fed, os investidores mostravam sinais de otimismo face ao alegado progresso nas negociações entre a Ucrânia e a Rússia. O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, considerou que as conversas com os russos estão “mais realistas”, enquanto o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, disse que havia “alguma esperança num compromisso” para um estatuto de neutralidade de Kiev.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ganhos em Wall Street aumentam após Fed anunciar subida de juros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião