Estado deve tomar o controlo de “algumas empresas energéticas”, diz Macron

Macron defende que Estado precisa de controlar “algumas empresas de energia”, de modo a reforçar independência do país, e avança que medidas fariam parte de um plano de reforma do mercado energético.

O presidente francês, Emmanuel Macron, defendeu esta quinta-feira que o Estado precisa de tomar o controlo de “algumas empresas de energia” de maneira a reforçar a independência do país, avançou a Bloomberg (acesso condicionado).

Embora Macron não tenha mencionado nenhuma empresa em particular, o presidente divulgou que as medidas fariam parte de um plano de reforma dos mercados da energia. Esta reforma visa desassociar os preços da eletricidade e do gás, uma das promessas eleitorais de Macron.

“O Estado vai precisar de controlar vários aspetos do setor energético”, disse o presidente francês. Para Macron, será necessário “retomar o controlo capitalista” de vários intervenientes na indústria, acrescentou ao apresentar o manifesto eleitoral a três semanas das eleições.

Segundo uma sondagem do instituto Ipsos-Sopra Steria, Macron é o candidato favorito para as eleições presidenciais de abril, superando os 30% das intenções de voto. Já o Le Figaro aponta para uma vitória de Macron na primeira volta com 25,8% dos votos, seguido de Marine Le-Pen com 17,2 %. O presidente francês teve uma forte subida nas sondagens à boleia da visibilidade da sua gestão da guerra na Ucrânia.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estado deve tomar o controlo de “algumas empresas energéticas”, diz Macron

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião