Moscovo garante fornecimento estável de energia apesar da guerra

  • Lusa
  • 18 Março 2022

Moscovo garante que fornecimentos russos de energia vão continuar estáveis apesar da invasão da Ucrânia. Vice-primeiro-ministro russo defende que “ninguém ganha” com sanções mútuas sobre o gás.

O governo russo garantiu na quinta-feira fornecimentos estáveis de energia, apesar das tensões geopolíticas provocadas pela invasão da Ucrânia.

“Sem dúvida, a atual tensão geopolítica vai ter consequências, mas gostaria de realçar que a Federação Russa está comprometida com o cumprimento das suas obrigações contratuais com outros países, disse Alexandr Novak, vice-primeiro-ministro russo, segundo um comunicado oficial.

No texto, Novak acrescentou: “Os fornecimentos de energia pela Rússia vão continuar estáveis”.

Há uma semana, o presidente russo, Vladimir Putin, assinou um decreto de “medidas especiais”, em que autoriza o governo a proibir exportações de produtos e matérias-primas para garantir a estabilidade da economia russa, perante as sanções ocidentais.

O presidente de EUA, Joe Biden, já anunciou que o seu país iria proibir as importações norte-americanas de “petróleo, gás e energia” procedentes da Federação Russa pela sua intervenção militar na Ucrânia.

A este propósito, Novak garantira então que Moscovo tem todo o direito a tomar medidas se se impuserem restrições às suas exportações energéticas, como um embargo ao gás que exporta para a Europa através do gasoduto Nord Stream.

Novak realçou que com sanções mútuas sobre o gás “ninguém ganha (…) apesar de os políticos europeus, com as suas reclamações e acusações, estão-nos a empurrar para isso”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moscovo garante fornecimento estável de energia apesar da guerra

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião