Marcelo afasta regresso do serviço militar obrigatório

  • Lusa
  • 18 Março 2022

O general Luís Valença Pinto tinha dito que o regresso do serviço militar obrigatório poderia ser “mais cedo do que se pensava”, com a invasão da Ucrânia. Presidente descarta esse cenário.

O Presidente da República disse esta sexta que há perspetivas de que as Forças Armadas consigam maior ingresso de efetivos nos próximos tempos, o que afasta qualquer discussão sobre o regresso do serviço militar obrigatório.

Marcelo Rebelo de Sousa diz ter informações de que “por causa da evolução do pós-pandemia, no quadro das alternativas de trabalho e também pelo apelo que parece crescente” das Forças Armadas em relação a muitos jovens, “as perspetivas podem melhorar nos próximos tempos”.

“Por isso não se fala nessa matéria”, ou seja, no serviço militar obrigatório, até porque o tema “colocaria outras questões, que não estão na ordem do dia neste momento”, acrescentou.

O chefe de Estado falava aos jornalistas em Maputo, à margem da visita oficial que está a efetuar desde quinta-feira e até domingo a Moçambique. Naquele país, já garantiu que Portugal vai manter a contribuição na formação militar para combate ao terrorismo em Cabo Delgado e que tal resposta não vai ser influenciada pelo papel no seio da NATO face à guerra na Ucrânia.

Acima de qualquer destes cenários, Marcelo afastou a hipótese levantada pelo general Luís Valença Pinto que na quarta-feira considerou que o contexto de agressão militar da Rússia podia colocar “em cima da mesa” o debate sobre o regresso do serviço militar obrigatório “mais cedo do que se pensava”.

O antigo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) entre 2006 e 2011 mostrou-se favorável à ideia de um serviço militar obrigatório integrado num conceito de serviço cívico, com uma componente armada e uma não armada, desde que fosse “geral e universal”. O serviço militar deixou de ser obrigatório em Portugal em 2004.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo afasta regresso do serviço militar obrigatório

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião