Redução do ISP baixa gasóleo agrícola em 3,4 cêntimos na segunda-feira

  • Lusa
  • 19 Março 2022

O preço do gasóleo colorido e marcado agrícola desce 3,4 cêntimos por litro a partir de segunda-feira, anunciou hoje o Ministério da Agricultura. Redução do ISP vai manter-se até 30 de junho.

O preço do gasóleo colorido e marcado agrícola desce 3,4 cêntimos/litro a partir de segunda-feira, um apoio orçado em 2,7 milhões de euros que estará vigor até 30 de junho, anunciou hoje o Ministério da Agricultura.

“Após dois anos de pandemia, os nossos agricultores depararam-se com o aumento dos custos de produção e tiveram de enfrentar os constrangimentos decorrentes da situação de seca que marcou o início do ano. Este despacho traduz-se num apoio global aos agricultores de cerca de 2,7 milhões de euros e vem concretizar uma das medidas que o Governo anunciou no início desta semana, para mitigar os efeitos da seca e do conflito que se vive na Europa de leste”, disse a ministra da tutela, Maria do Céu Antunes, citado em comunicado divulgado hoje.

A portaria que permite a redução de tributação, em sede de ISP, do gasóleo colorido e marcado agrícola em 3,432 cêntimos por litro, já foi publicada em Diário da República, entrando em vigor no dia 21 de março e mantendo-se até ao dia 30 de junho.

“Refira-se que é nestes três meses que se realiza o período das sementeiras, a época do ano em que existe um maior consumo deste gasóleo”, salienta o Ministério da Agricultura.

Esta medida insere-se num pacote de medidas anunciadas pelo Governo para o setor agrícola para fazer face à seca e à escalada do preço dos combustíveis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Redução do ISP baixa gasóleo agrícola em 3,4 cêntimos na segunda-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião