Famílias já receberam 22,7 milhões no AUTOvoucher este mês

Mais de 2,4 milhões de portugueses já aderiram ao programa de benefícios por causa da escalada dos preços dos combustíveis. Governo já reembolsou quase 50 milhões desde novembro.

As famílias portuguesas já receberam 22,7 milhões de euros só este mês através do programa AUTOvoucher, que foi agora reforçado por causa do impacto da guerra na Ucrânia nos preços dos combustíveis. Desde o início desta medida, lançada em novembro do ano passado, o Governo já reembolsou um total de 49,5 milhões de euros, de acordo com a informação disponibilizada esta sexta-feira pelo Ministério das Finanças.

Segundo o Governo, o AUTOvoucher contabiliza já mais de 2,4 milhões de adesões, depois de mais 819 mil portugueses terem aderido ao programa nas últimas duas semanas, mais concretamente desde o dia 4 de março, quando o desconto nas bombas foi reforçado em mais 20 euros por pessoa.

No âmbito do AUTOvoucher, o Governo começou por dar aos consumidores 10 cêntimos por litro de combustível, num total de 50 litros por mês, ou seja, atribuindo um benefício de cinco euros mensais por pessoa.

Porém, com a escalada recente dos preços do petróleo e dos combustíveis, por conta da invasão da Rússia na Ucrânia, a 24 de fevereiro, a medida foi reforçada a 4 deste mês dos cinco euros para os 20 euros por pessoa, com este apoio a manter-se em vigor apenas até dia 31.

Ou seja, a medida totaliza um benefício de 40 euros por pessoa em novembro.

Este programa utiliza a mesma plataforma do IVAucher (programa para a restauração, cultura e alojamento aplicado no ano passado) para chegar à carteira dos contribuintes.

Conforme o ECO avançou esta sexta-feira, encher o depósito com um litro de gasóleo ficará 17 cêntimos mais barato, e o litro de gasolina custará menos 13 cêntimos a partir de segunda-feira, refletindo a quedas dos preços da energia esta semana. Mas quando se perspetivava um aumento da receita do ISP de 2,6 e 2 cêntimos por litro, por conta da nova fórmula que visa garantir a neutralidade fiscal, o Governo decidiu não aumentar o imposto.

(Notícia atualizada às 18h54)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Famílias já receberam 22,7 milhões no AUTOvoucher este mês

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião