Petróleo sobe 3% e transaciona acima dos 110 dólares
Os preços do petróleo continuam a subir e o Brent já transaciona acima dos 110 dólares. A guerra e os ataques de rebeldes do Iémen a instalações petrolíferas na Arábia Saudita aumentam a pressão.
As cotações de petróleo nos mercados internacionais voltam a acelerar, com o Brent a subir quase 3% para 111,06 dólares. Esta segunda-feira, os preços dos combustíveis vão descer, depois de na semana passada o balanço semanal ter sido negativo.
Neste momento, o barril de Brent, negociado em Londres que serve de referência para as importações portuguesas, está a valorizar 3,10% para 111,31 dólares. O WTI, que é negociado em Nova Iorque, está a subir 3,28% para 108,15 dólares.
O progresso limitado nas negociações entre a Rússia e a Ucrânia, depois de alguns sinais promissores, está a condicionar a negociação do petróleo nos mercados financeiros. O Ministério da Defesa da Rússia tinha feito um ultimato à Ucrânia para que retirasse todo o pessoal militar de Mariupol, incluindo aqueles que Moscovo descreve como “mercenários”, entre as 10h e as 12h locais, através de um corredor criado para o efeito. Em troca, a Rússia comprometia-se a abrir corredores humanitários para a retirada dos cerca de 130 mil civis que permanecem na cidade e para a entrada de comboios humanitários, segundo a agência de notícias russa RIA.
Contudo o prazo já terminou e apesar de o presidente ucraniano ainda não ter falado sobre o assunto, a vice-primeira-ministra Iryna Vereschuk disse que a rendição da cidade “não é uma opção”.
Petróleo valoriza
O mercado global do “ouro negro” está sob forte turbulência na sequência da invasão russa à Ucrânia, com os Estados Unidos e a Europa a impor fortes sanções a Moscovo e os compradores de petróleo a evitarem compras ao país. A administração norte-americana deverá informar esta segunda-feira as empresas de energia, incluindo a Exxon Mobil Corp , bem como os bancos, que sanções se seguirão, de acordo com a Bloomberg. No início do mês, o petróleo atingiu máximos de 14 anos, no entanto, os últimos dias têm sido de alta volatilidade com oscilações intradiárias frequentes de cerca de 10 dólares.
A pressionar também a cotação do “ouro negro” nos mercados internacionais está ainda o ataque de rebeldes do Iémen a, pelo menos, seis locais na Arábia Saudita no final de sábado e no início de domingo, incluindo alguns espaços administrados pela gigante Saudi Aramco.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Petróleo sobe 3% e transaciona acima dos 110 dólares
{{ noCommentsLabel }}