Bruxelas prepara ajudas de 400 mil euros para empresas da UE penalizadas por sanções à Rússia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 22 Março 2022

Um documento da Comissão Europeia ao qual a Reuters teve acesso revela que os setores da agricultura, pesca e aquicultura poderão receber até 35 mil euros em apoios.

As empresas europeias, que estão a ser afetadas pelas sanções contra a Rússia, devido à sua invasão da Ucrânia poderão receber até 400.000 euros em ajuda estatal, avança a Reuters (acesso livre/conteúdo em inglês).

Citando um documento da Comissão Europeia, a agência de notícias revela que empresas dos setores da agricultura, pescas e aquicultura poderão receber até 35.000 euros em subvenções diretas, vantagens e garantias fiscais.

Já as empresas atingidas pelos preços elevados do gás e da eletricidade poderão obter uma ajuda não superior a 30% dos custos elegíveis, até um máximo de dois milhões de euros, refere o documento.

Haverá ainda um apoio destinado a empresas que enfrentam uma crise de liquidez. Estas poderão solicitar uma garantia pública para os seus empréstimos, até 15% da sua média de volume de negócios anual total, durante os três últimos períodos contabilísticos ou 50% dos custos de energia durante um ano.

Essa garantia será limitada a seis anos e cobrirá apenas empréstimos para investimentos ou capital de exploração, mas o documento indica também que estas empresas podem solicitar empréstimos bonificados.

Estes apoios fazem parte de uma iniciativa do Executivo comunitário idêntica à “bazuca” europeia para ajudar as empresas afetadas pela pandemia de Covid-19. Porém, a ideia agora é flexibilizar – por enquanto – as regras dos apoios financeiros de cada Estado-membro para ajudar os milhares de empresas que enfrentam problemas nas suas cadeias de abastecimento devido às sanções aplicadas pela UE à Rússia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas prepara ajudas de 400 mil euros para empresas da UE penalizadas por sanções à Rússia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião