Inflação leva Deutsche Bank a aumentar salários em 5,2%

  • Joana Abrantes Gomes
  • 23 Março 2022

Trabalhadores da unidade de retalho do maior banco alemão verão os seus salários aumentar em duas fases: a primeira subida, de 3,1%, será em junho, e a segunda, de 2,1%, em fevereiro de 2023.

O Deutsche Bank, o maior banco da Alemanha, vai aumentar em 5,2% os salários de 8.000 dos seus funcionários, avança a Bloomberg (acesso pago/conteúdo em inglês). Num acordo assinado com os sindicatos que representam os trabalhadores da sua unidade de retalho Postbank, o aumento foi dividido em duas etapas, para fazer face à escalada da inflação no país.

A primeira subida será de 3,1% em junho e, depois, em mais 2,1% em fevereiro do próximo ano. O controlo sobre os aumentos salariais é uma parte importante dos planos do chefe executivo da instituição financeira, Christian Sewing, para aumentar a rentabilidade do banco este ano, mas as negociações têm sido particularmente controversas devido à subida dos preços ao consumidor.

“As negociações salariais foram marcadas por uma grande incerteza decorrente do fardo em curso do ambiente de juros zero, do aumento da inflação e da dramática crise geopolítica na Europa”, disse o chefe dos recursos humanos do Deutsche Bank, Michael Ilgner, em comunicado.

O Deutsche Bank considera que a aceleração da inflação criou um desafio e prevê que o preços ao consumidor aumentarão mais de 7% nos próximos meses, afirmando que essa seria a taxa mais rápida em quatro décadas.

Ainda estão a decorrer negociações salariais com os sindicatos para a outra parte da unidade de retalho do Deutsche Bank.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação leva Deutsche Bank a aumentar salários em 5,2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião