Deutsche Bank antecipa subida da taxa de juro do BCE já este ano

O banco alemão antecipou a previsão do aumento das taxas de juro do BCE de dezembro de 2023 para dezembro de 2022, alegando fortes impulsos no mercado de trabalho para a subida de preços e salários.

O Deutsche Bank antecipou a previsão do aumento das taxas de juro do Banco Central Europeu (BCE) para dezembro de 2022, sendo que os economistas do banco alegam que a inflação será mais rígida, avançou esta segunda-feira a Bloomberg (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

O banco alemão justificou esta atualização com as suas projeções mais recentes, onde ficou visível que a meta para a inflação será atingida mais rapidamente. Embora o BCE tenha referido no passado fim de semana que uma subida da taxa de juro seria improvável, os economistas do Deutsche Bank acreditam haver fortes impulsos no mercado de trabalho para a subida de preços e salários.

Os analistas do banco alemão esperam que o BCE suba as taxas a um ritmo superior, sendo que a taxa de depósito, atualmente em -0,50%, irá subir em 25 pontos base até aos 0,50% em setembro de 2023. Esta previsão vai de encontro com a previsão de subida anterior de 10 pontos base em dezembro de 2023, para 0% em dezembro de 2024. Caso se concretize, a subida da taxa de juro pelo BCE seria a primeira em mais de uma década.

O Deutsche Bank estima que irão ocorrer subidas menos frequentes nas taxas até o BCE atingir uma taxa de 1% em dezembro de 2024, dois anos antes do esperado. Esta atualização levou também os analistas a rever as suas previsões para o euro, esperando agora que o mesmo atinja um valor de 1,15 face ao dólar até ao final do ano, contra os 1,08 divulgados anteriormente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Deutsche Bank antecipa subida da taxa de juro do BCE já este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião