Goldman Sachs e Deutsche Bank preveem subida de juros do BCE em setembro

Depois do BCE rever em alta a inflação na Zona Euro para os 3%, os bancos Goldman Sachs e Deutsche Bank preveem uma subida do juro a partir de setembro.

O grupo Goldman Sachs e Deutsche Bank preveem um aumento das taxas de juro a partir de setembro, após comentários de Lagarde não descartarem essa hipótese para 2022, avançou esta sexta-feira a Bloomberg (acesso condicionado / conteúdo em inglês).

Ambos os bancos preveem aumentos de 0,25 pontos percentuais em setembro e dezembro, elevando, pela primeira vez desde 2014, a taxa de juros de depósito para zero. De momento, a taxa está nos -0,5, um dos valores mais baixos no mundo, sendo que a última vez que o Banco Central Europeu (BCE) subiu as taxas foi em 2011.

O BCE já planeava interromper a compra de títulos, mas em causa está o seu fim antecipado. Analistas do Goldman Sachs e Deutsche Bank estimam que a compra de dívida irá terminar em junho, já o Commerzbank prevê este final no início de setembro. Depois de Lagarde, a presidente do BCE, passar os últimos meses a afastar a hipótese duma subida das taxas de juro, os legisladores esperam agora uma mudança formal na estratégia do BCE no próximo mês, altura onde a compra de títulos será reavaliada.

Segundo Lagarde, as autoridades estão preocupadas, de uma forma “geral”, após os dados desta semana reverem em alta a inflação na Zona Euro para 3% em 2022. A presidente do BCE falou pouco depois do Banco de Inglaterra divulgar um aumento de 0,25 pontos percentuais das taxas de juro, um aumento que seria superior sem a oposição do governador Andrew Bailey.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Goldman Sachs e Deutsche Bank preveem subida de juros do BCE em setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião