Confederação do Turismo “surpresa” e “dececionada” com nova orgânica do Governo

  • Lusa
  • 23 Março 2022

É "com desagrado que a CTP se depara agora com uma legislatura em que o Turismo diminui a sua importância", uma vez que "perde exclusividade em termos de secretaria de Estado", critica associação.

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) disse estar “surpresa” e “dececionada” com a orgânica do novo Governo anunciada esta quarta-feira e que juntou o Turismo com o Comércio e Serviços na mesma secretaria de Estado.

Em comunicado, a entidade disse que “é com profunda surpresa e igual deceção” que “olha para a orgânica do novo Governo, anunciada pelo gabinete do primeiro-ministro, António Costa”.

“Dada a importância estratégica do Turismo para a economia do país, a CTP sempre defendeu a existência de um Ministério do Turismo (que acumulasse com as infraestruturas aeroportuárias/aviação comercial). Contudo, tal nunca se veio a verificar”, lamentou.

“Ainda assim, nas últimas duas legislaturas, o Turismo mereceu uma secretaria de Estado específica na orgânica do Governo, o que se revelou importante para o desenvolvimento do Turismo como motor económico”, referiu a organização.

“É por isso com desagrado que a CTP se depara agora com uma legislatura em que o Turismo diminui a sua importância na orgânica do Governo, já que perde exclusividade em termos de secretaria de Estado”, referiu, destacando que, “independentemente de conhecer oficialmente o nome do (a) responsável pela tutela do Turismo, continuará a defender o reforço do reconhecimento do Turismo na esfera do Estado, uma vez que é uma das atividades mais dinâmicas e competitivas da nossa economia, com potencial para ajudar ao crescimento da economia de que o país se encontra carenciado”.

O primeiro-ministro decidiu criar na orgânica do XXIII Governo Constitucional o cargo de ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, e extinguiu o Ministério do Mar que passa para a dependência do ministro da Economia. Estas mudanças constam do comunicado emitido pelo gabinete do primeiro-ministro sobre a orgânica do XXIII Governo Constitucional, que já foi apresentada na terça-feira pelo primeiro-ministro ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Uma das novidades é a criação do Ministério da Economia e do Mar, tendo três secretários de Estado: Economia; Turismo, Comércio e Serviços; e Mar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Confederação do Turismo “surpresa” e “dececionada” com nova orgânica do Governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião