Costa partilha “irritação” de Marcelo com fuga de informação

O primeiro-ministro disse que também estava "irritado" com a fuga de informação conseguida pelos jornalistas sobre a lista de ministros do seu novo Governo.

O Presidente da República confessou que estava irritado com as notícias sobre os ministros que iam estar no novo Governo de António Costa. Posteriormente, a reunião presencial entre si e o primeiro-ministro foi cancelada, sendo que a lista com os nomes tinha sido enviada durante a tarde. Agora é António Costa que vem dizer que partilha com Marcelo a “irritação” relativa à fuga de informação.

Só posso partilhar da mesma irritação“, disse, em declarações aos jornalistas a partir do Parlamento, onde de seguida ia reunir com os deputados socialistas para anunciar a decisão de ter Eurico Brilhante Dias como novo líder parlamentar do PS e Augusto Santos Silva como candidato a presidente da Assembleia da República. E Costa ainda acrescentou: “Não estou menos irritado do que ele“.

O primeiro-ministro garantiu que a fuga de informação conseguida pelos jornalistas não veio de si, nem do seu gabinete, nem de ninguém que dependa de si.

Durante a tarde, em declarações à SIC Notícias, Marcelo Rebelo de Sousa lamentou ter ficado “a saber pela comunicação social” da composição do novo Governo. “Se o que corre na comunicação social estiver confirmado, dispensa-se uma audiência” com António Costa, disse — a audiência acabou mesmo por ser cancelada. O chefe de Estado ironizou que “assim até pode facilitar a [sua] vida” em termos de agenda.

No início da sua declaração esta quarta-feira à noite, António Costa fez questão de dizer que “o facto mais importante e central é que o Presidente da República deu nota pública de que aceitou os nomes que eu apresentei”. O atual e próximo primeiro-ministro, respaldado com uma maioria absoluta, descreveu o seu Governo como sendo de “combate e mais conciso”, com “um forte núcleo político”.

Além disso, regozijou-se com a possibilidade de “contar com participação de pessoas muito relevantes” e com experiências diversas, seja na academia, seja em empresas. É o caso da investigadora e cientista Elvira Fortunato, que ocupará a pasta da Ciência e Ensino Superior, e do ex-gestor António Costa Silva, que ocupará o Ministério da Economia e do Mar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa partilha “irritação” de Marcelo com fuga de informação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião