Wall Street cai mais de 1% com Putin a querer vender energia em rublos
Os três principais índices norte-americanos registaram quedas superiores a 1% no dia em que Vladimir Putin disse que a Rússia irá passar a vender energia em rublos, em vez de dólares ou euros.
Wall Street fechou esta quarta-feira em terreno negativo. Os três principais índices norte-americanos registaram quedas superiores a 1% numa altura em que os investidores esperam pelos resultados da cimeira dos líderes do Ocidente em Bruxelas esta quinta-feira e sexta-feira. Além disso, Vladimir Putin disse que a Rússia irá passar a vender energia em rublos, em vez de dólares ou euros.
O Dow Jones desceu 1,29% para os 34.358,50 pontos e o S&P 500 encolheu 1,23% para os 4.456,24 pontos. Já o Nasdaq, o índice tecnológico que tinha brilhado na sessão anterior, desvalorizou 1,32% para os 13.922,60 pontos. Esta queda dos índices segue-se a um período de forte recuperação após o impacto negativo da invasão russa em território ucraniano.
Em resposta às sanções do Ocidente, as quais estão a ter impacto na economia russa, o presidente russo disse que Moscovo irá exigir que os países “hostis” à Rússia paguem o gás natural em rublos. Esta quinta-feira fará um mês desde que a Ucrânia foi invadida pelas tropas russas.
Em reação, o petróleo subiu 5% para lá dos 121 dólares em Londres (Brent, o que serve de referência para as importações portuguesas) e para lá dos 114 dólares em Nova Iorque (WTI). Quem beneficiou deste aumento foi o setor energético em Wall Street que, apesar disso, não compensou as quedas dos outros setores na bolsa.
Entre as cotadas, o destaque vai para a Adobe, cujas ações caíram quase 10% após a dona do Photoshop ter revisto em baixa as suas expectativas em relação à receita e ao lucro do segundo trimestre deste ano. A Adobe justificou o corte nas previsões com a guerra.
A contrariar a tendência esteve a GameStop, uma das cotadas envolvidas no movimento “meme” que assolou os mercados financeiros no início de 2021. As ações subiram quase 15% depois de se saber que o fundo de investimento de Ryan Cohen, que é o chairman da GameStop, comprou 100 mil títulos da retalhista de videojogos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Wall Street cai mais de 1% com Putin a querer vender energia em rublos
{{ noCommentsLabel }}