Governo de Costa continua no “top 3” em número de ministros

António Costa prometeu um Governo "mais curto e mais enxuto". É o seu Executivo mais pequeno, mas em número de ministros iguala o seu primeiro e continua no "top 3" de Governos desde o 25 de Abril.

No seu terceiro Governo, agora com maioria absoluta, António Costa decidiu fazer um downsizing. Após ter constituído o maior Executivo de sempre com um total de 70 membros, entre ministros (incluindo o primeiro-ministro) e secretários de Estado, o novo Governo vai ter 58 membros. Porém, a redução é maior nos secretários de Estado e menor nos ministros, cujo número continua a estar no “top 3”.

Em comparação com o atual Governo, António Costa extinguiu três Ministérios e criou um novo, ficando com um total de 17 ministros que, contando com o primeiro-ministro, dá um total de 18 — menos dois do que no atual. Já os secretários de Estado passam de 50 para 39, um corte de 11 chefes intermédios. Ou seja, passa de 70 membros do Governo para 57. Apesar de haver uma redução de 20% no número de governantes, esta queda é maior nos secretários de Estado do que nos ministros.

Isolando apenas o número de ministros, este continua a ser um dos maiores Governos, ficando no “top 3”, ao lado do primeiro Governo de Mário Soares, do primeiro Governo de Francisco Pinto Balsemão, do segundo Governo de António Guterres, do Governo de Durão Barroso e do primeiro Governo do próprio António Costa, de acordo com a contabilização feita pelo ECO. Com 19 ministros (incluindo o primeiro-ministro) surge o Governo de Santana Lopes. O recordista continua a ser o segundo Governo de Costa com 20 ministros.

Costa iguala o número de ministros (incluindo o primeiro-ministro) do seu primeiro Governo

O primeiro Governo de Pedro Passos Coelho, fruto da coligação entre o PSD e CDS, continua a ser o que tem o menor número de ministros, num total de 12. Contudo, é de notar que estes dados só se referem à composição original dos Governos. Neste caso, por exemplo, Passos Coelho acabou o mandato com 15 ministros (incluindo o primeiro-ministro), fruto da remodelação governamental de 2013 na sequência da polémica do “irrevogável” de Paulo Portas.

Mantendo o foco só nos ministros, o segundo Governo mais curto também pertencia ao PSD: 14 ministros, tanto no caso do Governo de Francisco Sá Carneiro como o primeiro Governo de Cavaco Silva. Seguem-se depois vários Governos que tiveram 16 ou 17 ministros na sua composição original, que foi o mais comum nos 48 anos da democracia portuguesa.

Contando com secretários de Estado, os dois Governos mais pequenos pertencem a Sá Carneiro, que tinha apenas dois, e ao primeiro Governo de Mário Soares, que também só tinha dois. A seguir surge o terceiro Governo de Soares, após a demissão de Balsemão, com 41 membros do Governo, e depois o Governo de Nobre da Costa com 45 membros. A maioria dos Governos contava com 50 a 60 membros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo de Costa continua no “top 3” em número de ministros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião