Otimismo com negociações entre Rússia e Ucrânia anima Wall Street

Sinais de progresso nas negociações entre a Rússia e a Ucrânia dão fôlego às bolsas norte-americanas. Os principais índices dos EUA registam subidas próximas de 1%.

Os principais índices de Wall Street abriram a segunda sessão da semana em terreno positivo, prolongando assim os ganhos sentidos já nas últimas negociações. Os investidores estão otimistas perante sinais de progresso nas negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia.

Moscovo decidiu cortar drasticamente a atividade militar focada em Kiev e Chernihiv na Ucrânia, disse o vice-ministro da Defesa russo, após as conversações entre as equipas de negociação russas e ucranianas que aconteceram esta manhã em Istambul. O que parece ter animado as bolsas.

O índice de referência financeiro (S&P 500) avança 0,90%, para 4.616,87 pontos no arranque da sessão, acompanhado pelo industrial Dow Jones, que soma 1,02%, para 35.313,40 pontos. Já o índice tecnológico Nasdaq ganha 1,09%, para 14.511,94 pontos.

Apesar de os três principais índices dos Estados Unidos estarem a caminho de encerrar o mês de março em alta, a verdade é que devem também registar o pior trimestre desde os primeiros três meses de 2020, quando a pandemia de Covid-19 causou estragos de monta nos mercados financeiros.

Já olhando para as matérias-primas, perante as notícias de uma redução da atividade militar, os preços aliviaram. O barril de Brent, que serve de referência a nível europeu, recua 5,78%, para os 103,16 dólares, enquanto o crude WTI cai 5,98%, para os 99,62 dólares. O ouro está também a desvalorizar: o preço do metal precioso, que é um ativo de refúgio em tempos de crise, está a ceder 1,5%, para 1.894,76 dólares a onça.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Otimismo com negociações entre Rússia e Ucrânia anima Wall Street

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião