“Paternalismo” dos reguladores é travão à inovação

A regulação pode ser um indutor ou um obstáculo da inovação. Os oradores da conferência New Money do ECO reconhecem avanços em Portugal, mas criticam a atitude paternalista.

A tecnologia está a operar uma profunda transformação no setor financeiro, criando a oportunidade para o surgimento de novos modelos de negócio. Mas o ambiente regulatório pode ser um entrave, afirmam os oradores da conferência New Money, do ECO.

Filipe Marques, partner da Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados, sublinhou que a regulação em Portugal tende a atuar como um “paizinho”, em vez de deixar aos consumidores a responsabilidade de decidir.

O que acaba por limitar a implementação, por exemplo, de modelos inovadores de concessão de crédito.

Uma visão partilhada por Sebastião Lancastre, CEO da easyPay, e também orador no painel “Como a tecnologia está a mudar o setor”, que também criticou o “paternalismo” dos reguladores, que acaba por travar a inovação na oferta de serviços.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Paternalismo” dos reguladores é travão à inovação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião