Ministros alemães reiteram compromisso de acabar com dependência energética face à Rússia

  • Lusa
  • 30 Março 2022

Ministra dos Negócios Estrangeiros e ministro da Economia e Clima reiteraram a necessidade de acabar com a dependência energética em relação à Rússia.

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Annalena Baerbock, e o da Economia e Clima, Robert Habeck, reiteraram esta terça-feira a necessidade de acabar com a dependência energética em relação à Federação Russa.

Os governantes alemães realçaram na ocasião a necessidade de desenvolver as energias renováveis para combater as alterações climáticas e garantir a segurança energética.

Durante um discurso, na cerimónia de inauguração do “Diálogo de Transição Energética de Berlim”, que decorre na capital alemã, Baerbock afirmou que as alterações climáticas são “o maior desafio internacional do século XXI”, mas realçou que a proteção do clima e a transição energética também tem a ver com segurança e geopolítica.

A “guerra brutal” do presidente russo, Vladimir Putin, contra a Ucrânia, além de provocar um sofrimento terrível e incrível a milhões de pessoas, “deixou clara a importância da independência total das importações de combustíveis fósseis russos”, disse.

Por seu lado, Habeck afirmou que, ao olhar para trás, é “pouco compreensível” ter-se apostado na dependência energética da Federação Russa, que atinge os 50%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministros alemães reiteram compromisso de acabar com dependência energética face à Rússia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião