Recuperação da economia dá super bónus de 4,3% nos certificados

Se tem Certificados do Tesouro Poupança Mais a vencer nos próximos meses, saiu-lhe o "jackpot": vai receber um prémio de 4,28%, acima da taxa fixa de 3,25%. Boom da economia explica bónus generoso.

Se a pandemia cortou os prémios dos certificados do Tesouro no ano passado, agora vem o período da bonança para os aforradores portugueses, que poderão contar com bónus generosos nos próximos três meses. No caso dos Certificados do Tesouro Poupança Mais (CTPM), quase se pode falar num verdadeiro “jackpot”: vão dar um super prémio de 4,28% já a partir deste mês de abril, e isto acima da taxa de juro fixa de 3,25% que pagam no último ano de investimento.

Já os Certificados do Tesouro Poupança Crescimento (CTPC) vão dar direito a um prémio de 1,2%, que é o máximo que podem dar, de acordo com a agência que gere a dívida pública, o IGCP, liderada por Cristina Casalinho.

Os bónus destes certificados estão ligados ao andamento da economia, isto é, se o PIB acelerar o prémio é mais alto, e vice-versa.

Foi por isso que os aforradores atravessaram um “deserto” durante o ano passado: com a queda abrupta da economia, os certificados deixaram simplesmente de pagar prémios. Mas valeu a pena a espera. Portugal recuperou de forma muito acelerada a partir do segundo trimestre do ano passado e deixa para trás o choque pandémico.

Fazendo contas aos últimos quatro trimestres, a economia nacional apresentou um crescimento médio de 5,35%. O prémio de 4,28% dos CTPM corresponde a 80% dessa subida do PIB. No que toca aos CTPC, com o prémio a equivaler a 40% desse crescimento médio, por maior que seja a pujança da economia, o bónus está sempre limitado a 1,2%.

Prémios dos certificados disparam

Fonte: IGCP

Com a próxima revisão do prémio a ocorrer no final de junho, tudo aponta para que o prémio dos CTPM possa crescer. Sobretudo por causa disto: deixará de contabilizar o primeiro de 2021 em que a economia caiu 5,3%, passando a contar o primeiro trimestre deste ano, em que a economia terá continuado a recuperar.

A estas bonificações acrescem a taxa de juro oferecida pelos certificados, que depende do ano em que vai o investimento.

Isto vale apenas para os CTPC, que foram substituídos no ano passado pelos novos Certificados do Tesouro Poupança Valor (CTPV): pagam taxas crescentes de 0,75% até 2,25% no sétimo ano, isto além do bónus correspondente a 40% do crescimento do PIB a partir do segundo ano.

Já os detentores dos CTPM, descontinuados em outubro de 2017 – ou seja, já estão no último ano de maturidade –, contam com uma taxa de 3,25% no último e quinto ano de aplicação, mais o prémio equivalente a 80% do avanço médio da economia. Assim, em abril, maio e junho, estes certificados vão render mais de 7,5%, uma remuneração que é um verdadeiro “oásis” nos tempos que correm.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Recuperação da economia dá super bónus de 4,3% nos certificados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião