Prémio INOVA+ distingue excelência científica e empresarial em Portugal

A consultora de inovação procura soluções capazes de dar resposta às principais prioridades europeias nas áreas da inteligência artificial, sustentabilidade e cidades resilientes.

A INOVA+ assinala os seus 25 anos com o lançamento de um prémio nacional para distinguir projetos inovadores em contextos científico e empresarial, que apresentem potencial de escala internacional. O Prémio INOVA+ vai distinguir ideias, soluções e tecnologias de excelência científica, bem como projetos de excelência empresarial, capazes de dar resposta às principais prioridades europeias nas áreas da inteligência artificial, sustentabilidade dos recursos naturais e dos ecossistemas e soluções digitais para cidades resilientes.

“A inovação é crucial para o desenvolvimento do País, pelo que ao longo dos últimos 25 anos temos colocado a nossa expertise e conhecimento ao serviço de instituições públicas e privadas. Neste percurso acompanhou-nos a certeza de que a inovação não é um talento, mas antes uma competência e a chave para o crescimento das organizações e dos países. É por isso, para incentivar a excelência na Inovação, que lançamos o Prémio INOVA+, aberto à comunidade científica e empresarial”, afirma Eurico Neves, chairman da INOVA+.

“Pretendemos incentivar um ecossistema de inovação aberto e multipolar, promovendo a cooperação, as parcerias e experiência internacionais e uma visão tecnológica. Mas pretendemos também trazer projetos para o dia a dia das pessoas e das empresas, ajudando no acesso a fontes de financiamento, nomeadamente a fundos europeus nacionais e transnacionais”, acrescenta, citado em comunicado.

O prémio — que vai distinguir em três áreas os melhores projetos com aplicação na indústria — contempla as categorias de “Excelência Científica” e de “Excelência Empresarial”. À primeira, em cada uma das áreas, podem candidatar-se os bolseiros de pós-doutoramento, doutorados, doutorandos e investigadores, a título individual ou em representação de uma equipa.

Já à “Excelência Empresarial” de cada área podem candidatar-se empresas portuguesas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica com atividades de I&D e inovação.

O Prémio INOVA+ é organizado pela consultora e tem como parceiros a Agência Nacional da Inovação (ANI), o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e a AIP – Associação Industrial Portuguesa. As candidaturas estão abertas até 30 de junho, sendo posteriormente avaliadas pelo júri.

Mais informações sobre o prémio aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Prémio INOVA+ distingue excelência científica e empresarial em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião