EDP Renováveis aprova dividendo de 9 cêntimos por ação

Proposta da administração para a distribuição de 86,5 milhões de euros em dividendos foi aprovada em assembleia-geral. Valores estão disponíveis para pagamento a partir de 29 de abril.

Os acionistas da EDP Renováveis aprovaram a proposta do conselho de administração relativa à distribuição de um dividendo bruto de 86,5 milhões de euros, que se traduz num dividendo bruto equivalente a 9 cêntimos por ação, acima dos 8 cêntimos pagos no ano passado.

A empresa informa que os dividendos estarão disponíveis para pagamento a partir do dia 29 de abril, sendo efetuado por crédito da conta junto do intermediário financeiro em que se encontrem registadas as ações detidas por cada acionista. O agente pagador é o Santander Totta.

Em 2021, o “braço” renovável do grupo EDP aumentou os lucros em 18%, para um total de 655 milhões de euros. A empresa que tem sede em Madrid, mas está cotada na bolsa de Lisboa, viu as suas receitas aumentarem 2% face a 2020.

Num comunicado enviado à CMVM, a EDP Renováveis lembra que o dividendo está sujeito a uma taxa de retenção na fonte em Espanha de 19% e que a lei fiscal portuguesa impõe uma taxa liberatória de 28% a singulares (exceto caso tenha optado pelo englobamento) e de 25% a pessoas coletivas.

No entanto, no caso de acionistas residentes fiscais em Portugal, por via da convenção entre os dois países ibéricos para evitar a dupla tributação, “prevê-se uma taxa reduzida de retenção na fonte em Espanha de 15%”, calcula a empresa, que terminou o ano passado com 2.150 funcionários no quadro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP Renováveis aprova dividendo de 9 cêntimos por ação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião