EDP Renováveis anuncia compra da asiática Sunseap por 600 milhões de euros

  • Lusa
  • 24 Fevereiro 2022

EDPR compra participação de 91% na asiática Sunseap por 600 milhões de euros podendo estabelecer uma carteira na região APAC de 10 GW em projetos solares. EDPR planeia ainda investir na APAC até 2030.

A EDP Renováveis (EDPR) anunciou esta quinta-feira, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), ter completado a aquisição de uma participação de 91% na Sunseap Group Pte. Ltd., por 600 milhões de euros.

A empresa agora adquirida, avançou a EDPR, é “a maior companhia de solar distribuído e uma das top 4 companhias de energia solar no Sudeste Asiático”.

No seu texto, a elétrica detalhou que esta aquisição permite-lhe estabelecer uma carteira para a região Ásia-Pacífico (APAC) “com cerca de 10 GW de projetos solares, dos quais 563 MW em operação ou em construção”, e contar com “uma equipa experiente com mais de 600 funcionários dispersos por nove mercados, proporcionando uma plataforma de crescimento na região”.

O comunicado colocado no sítio da CMVM permite também saber que a EDPR planeia investir cerca de 6,5 mil milhões de euros na APAC até 2030, “obtendo acesso a mercados com crescimento em renováveis de mais de 120 GW/ano, representando aproximadamente 55% do crescimento global esperado (2020-2030)”.

Este negócio tinha sido comentado no passado dia 17, quando o presidente da elétrica, Miguel Stilwell d’Andrade, apresentou os resultados em 2021.

Na altura, a conclusão do negócio estava dependente de autorizações do Vietname, um dos países onde a Sunseap tem presença.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP Renováveis anuncia compra da asiática Sunseap por 600 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião