5 coisas que vão marcar o dia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 4 Abril 2022

No mesmo dia em que Fernando Medina representa Portugal pela primeira vez numa reunião do Eurogrupo, há um leilão de energia solar e é divulgado o relatório do IPCC sobre as alterações climáticas.

O leilão de 263 megawatts de energia solar acontece esta segunda-feira, contando com 12 concorrentes, no mesmo dia em que se conhece como evolui a indústria eólica mundial. O novo ministro das Finanças, Fernando Medina, participará numa reunião do Eurogrupo, enquanto as Nações Unidas publicam a terceira parte do relatório do IPCC sobre as alterações climáticas.

Leilão de solar flutuante em sete barragens

Esta segunda-feira decorre a licitação para a instalação e exploração de centrais fotovoltaicas em sete barragens de norte e sul do país. Há 12 candidatos que “vão a jogo” no leilão de 263 megawatts (MW) de energia solar: 100 MW no Alqueva, 50 MW em Castelo de Bode, 33 MW no Cabril, 42 MW no Alto Rabagão, 17 MW em Vilar-Tabuaço, 13 MW em Paradela e 8 MW em Salamonde.

Primeira reunião do Eurogrupo de Medina

Os ministros responsáveis pelas Finanças dos Estados-membros da Zona Euro reúnem-se esta segunda-feira no Luxemburgo, reunindo-se depois em formato União Bancária. Em cima da mesa estão as perspetivas macroeconómicas dos países do euro, nomeadamente o impacto da guerra na Ucrânia a curto e médio prazo, a criação de um euro digital e a evolução do mercado imobiliário na Zona Euro. Será a primeira reunião com a participação do novo ministro das Finanças, Fernando Medina.

Assinatura de protocolos para alojamento de refugiados ucranianos

O Instituto de Segurança Social assina um novo protocolo para a cedência de alojamento a refugiados ucranianos com a AMITEI – Associação de Solidariedade Social de Marrazes. Também o município de Leiria e a AMITEI, Secil e o Seminário Diocesano assinam um acordo conjunto para o mesmo efeito.

Novo relatório da ONU sobre alterações climáticas

O Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC), uma organização das Nações Unidas, publica esta segunda-feira um novo relatório, que incide em soluções para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (CO2). Depois de uma primeira parte, publicada em agosto de 2021, que apontou para a aceleração do aquecimento global, a terceira parte do relatório aborda as possíveis formas de o desacelerar.

Como evolui a indústria eólica mundial?

O Conselho Global de Energia Eólica (GWEC, na sigla em inglês) publica esta segunda-feira o “Relatório Global Eólico 2022”. Este documento fornece uma visão global da indústria eólica mundial, com os últimos dados de mercado, perfis dos mercados a observar e análise dos maiores tópicos da indústria, como a conceção de sistemas, sociedade, cadeia de fornecimento, tecnologia, infraestrutura e força de trabalho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião