Controlo de tráfego do aeroporto de Lisboa volta a funcionar a 100%
A NAV Portugal, entidade responsável pelo controlo do tráfego aéreo reconhece falha no sistema durante a madrugada, mas garante que já está a operar a 100%.
A NAV Portugal registou durante a madrugada uma falha no sistema de gestão do tráfego aéreo, que levou ao atraso de várias horas em voos no aeroporto de Lisboa. A entidade diz que já está a operar a 100% e a recuperar gradualmente os atrasos.
Em comunicado, a entidade confirma que “registou hoje, ao final da madrugada, pelas 5h41, uma falha no sistema de gestão de tráfego aéreo que obrigou à ativação das medidas previstas para situações desta natureza de modo a assegurar a total segurança no transporte aéreo”.
Uma das medidas de segurança passa “por uma limitação da capacidade de escoamento de tráfego”. O que “acabou por provocar alguns atrasos nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira”, reconhece a NAV. Uma consulta às partidas e chegadas do aeroporto Humberto Delgado permite identificar alguns voos com atrasos.
Na origem do problema estará uma avaria no radar do controlo de tráfego aéreo do aeroporto de Lisboa, que segundo declarações do diretor de comunicação da NAV ao Observador (acesso condicionado) é a primeira vez que acontece na empresa. A TAP também colocou um aviso no seu site, alertando para “a possibilidade de alguns atrasos na operação desta segunda-feira, tanto nas chegadas, como nas partidas”.
A NAV informa que por volta das 10h30 já estava a aceitar perto de 75% do tráfego aéreo, “estando no momento a operar a 100% e a recuperar gradualmente os atrasos provocados”.
A entidade garante que “apesar da falha pontual do sistema de gestão de tráfego aéreo, os procedimentos de segurança existentes para lidar com situações semelhantes garantiram que a segurança do tráfego nunca esteve em causa”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Controlo de tráfego do aeroporto de Lisboa volta a funcionar a 100%
{{ noCommentsLabel }}