Macron critica primeiro-ministro da Polónia por apoiar Marine Le Pen
"Não sejamos ingénuos, ele quer ajudá-la antes das eleições!", disse o Presidente francês, referindo-se a Mateusz Morawiecki.
O Presidente francês, Emmanuel Macron, criticou esta sexta-feira o primeiro-ministro polaco, acusando-o de apoiar Marine Le Pen, a sua rival para as eleições presidenciais francesas. Mateusz Morawiecki “é um antissemita de direita que proíbe as pessoas LGBT”, disse, em entrevista ao Le Parisien.
“Ele apoia Marine Le Pen, a quem recebeu em várias ocasiões. Não sejamos ingénuos, ele quer ajudá-la antes das eleições!“, disse o Presidente francês. Estas declarações foram feitas depois de Morawiecki ter criticado Emmanuel Macron por ter pouco a mostrar nos seus esforços para acabar com a guerra na Ucrânia, apesar das conversas regulares que este tem tido com o Presidente russo, Vladimir Putin.
“Quantas vezes negociou com Putin e o que é que conseguiu?”, questionou o primeiro-ministro polaco esta segunda-feira, dirigindo-se a Macron. “Não negociamos com criminosos. Os criminosos precisam de ser combatidos”, acrescentou. “Ninguém negociou com Hitler. Você [Macron] negociaria com Hitler, com Stalin, com Pol Pot?”, voltou a perguntar Morawiecki.
As reações do Governo polaco às declarações de Macron não tardaram. O porta-voz do Governo da Polónia, Piotr Muller, disse ser “mentira” que Morawiecki seja “antissemita”.
Também Donald Tusk, ex-presidente do Conselho Europeu, reagiu às críticas de Macron, afirmando que “nenhum polaco decente apoia Marine Le Pen, tal como nenhum polaco decente apoio Orbán ou Putin”. “Os polacos, na sua esmagadora maioria, são pela Europa, pela Ucrânia e pela liberdade, independentemente da porcaria que o primeiro-ministro Morawiecki diz”, escreveu, no Twitter.
Tweet from @donaldtuskEPP
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Macron critica primeiro-ministro da Polónia por apoiar Marine Le Pen
{{ noCommentsLabel }}