As escolhas de… Mariana Martins Pereira

Mariana Martins Pereira é associada principal da Cruz Vilaça Advogados desde 2022, com experiência essencialmente nas áreas de direito internacional e da União Europeia. Estas são as suas escolhas.

Na edição de maio da revista Advocatus, Mariana Martins Pereira, associada principal da Cruz Vilaça Advogados desde 2022, com experiência essencialmente nas áreas de direito internacional, da União Europeia e do sistema da Convenção Europeia dos Direitos do Homem, partilhou as suas escolhas.

Estas são as suas escolhas!

O livro favorito

É difícil eleger um, diria que a cada fase da vida gostamos de estilos diferentes. Recentemente, Kokoro, de Natsume Soseki, marcou-me bastante, justamente porque conta uma história na qual me revejo. O livro retrata a relação de amizade entre um jovem e alguém a quem este chama de “mestre”. Os sonhos, a inexperiência e as incertezas do jovem, contrapostos à sabedoria e à calma do “mestre”, mas também a um grande sentimento desilusão com o mundo e com os Homens, são o mote deste livro.

O filme que nunca perde…

Shutter Island é o primeiro nome que me vem à cabeça. Num estilo completamente diferente, Call me by your name combina romantismo, introspeção e tolerância na dose certa.

Uma série de sempre…

Better Call Saul é a minha série preferida. Muito mais do que uma simples série de advogados como tantas outras, tem personagens densas, não havendo ninguém totalmente bom nem totalmente mau, e momentos completamente hilariantes.

A viagem de eleição…

Dolomites, na fronteira entre Itália e Áustria, onde tenho a sorte de ir com bastante regularidade. Não me canso da beleza das montanhas, da mistura de culturas, do italiano e do alemão que se fundem no ar, da sensação de que ali é Natal todo o ano.

Uma memória…

De sempre é difícil, porque tenho relativamente poucos anos de advocacia. Mas nunca esquecerei o dia em que a Comissão Europeia ligou para o nosso escritório, no sentido de chegar a um acordo, na sequência de uma ação que havíamos intentado contra aquela instituição perante o Tribunal Geral da União Europeia. Após negociações, o acordo foi efetivamente alcançado, o caso foi encerrado e os direitos do nosso cliente foram protegidos. Naquele momento, senti pela primeira vez que uma argumentação jurídica sólida pode fazer a diferença na vida dos cidadãos. Senti também orgulho na União Europeia e nas suas instituições, que acredito serem sérias e sólidas, pautando-se pela proteção dos direitos fundamentais.

Na secretária nunca falta(m)…

Lima e alicate para unhas e muitos livros.

A primeira coisa que faz quando acorda…

Ligo a máquina de café.

O primeiro despertador toca às…

Não tenho despertador, acordo naturalmente por volta das 7h.

Para começar bem o dia nada melhor do que…

Desporto…

A primeira coisa que faz quando chega a casa…

Tiro o capacete da bicicleta e os sapatos.

Os tempos livres são para…

Dar as minhas voltas de bicicleta, fazer escalada, estar com a minha família e amigos, conversar no sofá enquanto bebo uma cerveja.

Um lema de vida…

Se tiver dado o meu melhor e agido de acordo com aquilo em que acredito, estarei em paz com qualquer desfecho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

As escolhas de… Mariana Martins Pereira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião